EXPERIÊNCIA DA ARESOL É APRESENTADA EM ENCONTRO DE REDES DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA EM SALVADOR

              Encontro é promovido pela Cáritas e acontece em Salvador nesta quinta e sexta




A experiência desenvolvida pela Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda - ARESOL, em mais de dez anos de atuação, foi apresentada nesta quinta-feira, 14, em Salvador, capital baiana, durante o Encontro Regional da Rede de Comercialização Solidária, promovido pela Cáritas Regional Nordeste 3 e redes e grupos parceiros nos estados da Bahia e Sergipe. O evento acontece no Instituto Frei Ludovico, localizado no final de linha de Luís Anselmo, bairro de Brotas, e segue até esta sexta-feira (15).
De acordo com a organização, o evento é um espaço de formação, intercâmbio e construção de estratégias para enfrentar o desafio da comercialização sustentável dos grupos de Economia Popular Solidária, acompanhados pela Cáritas e pelos parceiros nos estados da Bahia e Sergipe. 
A ARESOL foi convidada para compartilhar sua experiência, trajetória e o trabalho desenvolvido junto aos grupos produtivos nos Territórios do Sisal, Piemonte Norte Itapicuru e Piemonte da Diamantina (Bahia). 
A Técnica em Gestão, Kamila Rodrigues, apresentou durante o encontro, o Espaço de Comercialização Coletiva “REDE MONTE SABORES”, iniciativa popular de comércio justo conta com o apoio da ARESOL, através do Centro Público de Economia Solidária (CESOL), presente nas cidades de Itiúba, Monte Santo e Nordestina.
“A ARESOL, visando o fortalecimento dos grupos produtivos solidários da região, através da comercialização, desenvolveu essa importante estratégia de vendas, e tem auxiliados os grupos a se manterem em tempos de crise. É uma conquista coletiva, fruto da auto-organização comunitária, que hoje se caracteriza enquanto uma inovação social de enfrentamento ao sistema econômico excludente e competitivo. O evento está sendo uma rica troca de experiências, e a Rede Monte Sabores despertou muito interesse”, comentou, Kamila.

Atualmente, a ARESOL integra mais de 70 Grupos Produtivos Solidários de Geração de Renda, presentes em 12 municípios nos territórios do Sisal, Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina,  abrangendo diversas cadeias produtivas: Caprinovinocultura, Apicultura, Mandiocultura e Fruticultura. 

Feira de Arte e Troca de Produtos, Sabores e Saberes
O encontro é um importante passos para a  estruturação da Rede Regional de Comercialização Solidária. Para a compreensão dos desafios dessa construção as Rede Bodegas (CE), Rede Catadores (CE), Rede Mandioca (MA) e ARESOL (BA) foram convidadas a compartilharem suas experiências.
Também participam do encontro grupos de economia  solidária de Salvador, Feira de Santana, Serrinha, Paulo Afonso, Ruy Barbosa, na Bahia, e dos municípios de Estância e Aracaju, do estado de Sergipe.
A programação do evento também contou com a “Feira de Arte e Troca de Produtos, Sabores e Saberes”, que aconteceu nesta quinta (14), no  Instituto Frei Ludovico. Dentre os produtos comercializados estão itens gastronômicos como pão de macaxeira, bolacha de tapioca e batata doce, queijada, bolo bacia, mel, panetone de chocolate, cocadas e compotas de frutas, além de artesanatos em sisal, crochê, bordados, turbantes, bolsas, livreiros, bonecas e outros itens.


(Informações: Cáritas Regional Nordeste 3)

Nenhum comentário