ANUNCIANTES

Campo Formoso: Entrega de habitações rurais garantem a permanência de comunidade de fundo de pasto no campo

Ter uma casa própria para morar com dignidade é o sonho de muitos brasileiros. Com Fernanda Vieira, da comunidade rural Fazenda Quina no município de Campo Formoso, não era diferente. Nesta segunda-feira (2), o sonho dela tornou-se realidade. Fernanda foi um dos beneficiários que receberam unidades habitacionais rurais. A solenidade de entrega contou com a participação do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias.

“É muito bom conquistar uma moradia num lugar tranquilo e poder permanecer no campo”, celebrou Fernanda Vieira, que está grávida de sete meses e aguarda a chegada de seu filho Bernardo. Já Damaris de Lima, presidente da Associação da Comunidade Tradicional Fundo de Pasto Fazenda Quina, salientou que “o sentimento é de vitória, felicidade e alegria em ter habitações bem estruturadas da forma como a gente sempre sonhou”.

A ação, que beneficiou 21 famílias, foi executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da CAR, em parceria com a Caixa Econômica Federal e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O investimento total foi de R$ 1,2 milhão, com recursos do Programa de Habitação de Interesse Social, oriundos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), e do Programa Vida Melhor, do Governo do Estado, com o objetivo de incluir cidadãos baianos que se encontram dentro da faixa de pobreza extrema.

“A entrega dessas casas representa um passo importante. Agora é desenvolver a produção com ovinocaprinocultura, principal atividade econômica das comunidades de fundo e fecho de pasto. Com o projeto Pró-Semiárido, vamos ofertar assistência técnica e extensão rural (ATER), apoiando a produção de forragem para que os criatórios de caprinos e ovinos, tanto de leite como de corte, possam ser dinamizados. Hoje, foi entrega das casas e num futuro próximo vamos celebrar a ampliação de renda e qualidade de vida das famílias, com o aumento da produtividade”, ressaltou Wilson Dias, durante seu pronunciamento.

As habitações entregues foram construídas com a tecnologia de cisternas integradas. Amadeu Montenegro Neto, diretor de habitação da Sedur, prestigiou a solenidade e parabenizou as famílias pelas novas moradias e lembrou que “a casa é a célula inicial para o homem ficar no seu lugar, hoje essa entrega é um marco para comunidade e para o governo”.

Campo Formoso
Rose Menezes, prefeita de Campo Formoso, informou que tem se inspirado nas ações do Governo do Estado para tocar sua gestão municipal: “Nós criamos uma miniSDR e estamos multiplicando os programas na cidade por enxergar que a saída para o desenvolvimento local e do país está no investimento e na valorização do homem no campo”, disse a prefeita, destacando que com a moradia garantida, o próximo passo é trabalhar pela qualificação da base produtiva.

O secretário de Desenvolvimento Agrário e Turismo de Campo Formoso, Hélio Alves, reforçou que “nosso slogan é trabalhar para transformar e a entrega dessas casas é resultado de muito trabalho para empoderar o meio rural, sem assistencialismo, mas com condições dignas de poder morar, trabalhar e produzir”.

Técnicos da SDR/CAR, do projeto Pró-Semiárido, vereadores, representantes de cooperativas, associações, sindicato dos trabalhadores rurais (Sintraf), Elisângela Araújo, coordenadora geral do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, entre outras autoridades, marcaram presença na entrega das casas.

Ascom SDR

Nenhum comentário