Publicidade

publicidade

http://uauhost.com.br http://uauhost.com.br Olá! Seja bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você bem Informado...  Jaguarari-BAHIA,

Ibametro defende fiscalização intensiva do cronotácografo para reduzir acidentes nas rodovias baianas

Nesta sexta-feira, dia 19, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) participa de evento da - Associação Nacional dos Postos de Ensaio de Cronotacógrafos (ANPECI). O Ibametro foi convidado para compartilhar informações sobre o exitoso Termo de Cooperação Técnica assinado com o Detran-BA. Pioneiro nessa modalidade, o acordo visa, por meio de fiscalização conjunta do instrumento, proporcionar uma maior segurança nas estradas e rodovias baianas.

O diretor-geral do Ibametro Randerson Leal explica que o cronotacógrafo é considerado a “caixa preta” de veículos de grande porte, sendo peça fundamental para a elucidação dos acidentes no trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro/Lei Federal 9.503/97 determina a obrigatoriedade do instrumento em automóveis que fazem transporte escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso brutal total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas. O equipamento deve passar por verificação metrológica a cada dois anos para garantir a idoneidade de suas informações.

O Termo de Cooperação entrou em vigor com a publicação da Portaria 632, de 09 de maio de 2017, no Diário Oficial do Estado. “Com o apoio do Detran-Ba, vamos avançar ainda mais na fiscalização do crono na capital. E o nosso intuito é fazer parcerias com as prefeituras municipais para agilizar a fiscalização em todo o Estado”, ressalta Leal. Em 2016, o Ibametro fez a verificação de mais de 25 mil cronotacógrafos. Este ano, oito mil já foram certificados.

O evento acontece em Natal (RN), no hotel Prodigy Natal, reunindo profissionais e lideranças do setor. Pelo Ibametro, participou também o diretor de regulação de mercado Gildásio Rocha. Participaram também do evento o coordenador da geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro, Pedro Paulo, o coordenador de cronotacógrafo do Inmetro, Márcio Paiva, e os diretores dos Ipens Cyrus Benavides (Rio Grande do Norte), Manoel Rampini (Rio de Janeiro), Adriano Martins (Pernambuco).

Ascom – Ibametro

Nenhum comentário