ANUNCIANTES

Planserv promove palestra sobre a relação entre diabetes e saúde ocular

"Seus Olhos e o Diabetes" é o tema da palestra que vai marcar a celebração do Dia Mundial do Diabetes, promovida pelo Centro de Diabetes e Obesidade (CDO) do Planserv no dia 16 de novembro a partir das 8:30 horas. Aberto aos beneficiários da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais, o evento tem como objetivo alertar sobre a necessidade de prevenção e cuidados para o paciente diabético. Interessados em participar devem dirigir-se no dia do evento ao SAC Servidor, que fica no Multishop Boca do Rio (Av. Octávio Mangabeira, 6929).

A palestra que será proferida pela Endocrinologista do CDO, Drª Carla Daltro, abordará a retinopatia diabética, principal causa de cegueira do mundo, além de outras implicações do Diabetes. “Muitas pessoas não sabem que têm a doença, mas quando aparecem as complicações decorrentes dela, que podem ser oculares, renais, cardiológicas, neurológicas, entre tantas outras, é que surge o diagnóstico”, explicou a Endocrinologista do Planserv, Drª Lívia Costa. “Para prevenir essas complicações, a prevenção e o controle do Diabetes são fundamentais”, completou a médica.

O Diabetes Mellitus é uma doença na qual o organismo não utiliza nem armazena a glicose de maneira adequada. Altos níveis de açúcar no sangue podem lesar os vasos sanguíneos da retina, a camada nervosa do fundo do olho que percebe a luz e ajuda a enviar imagens até o cérebro. O comprometimento do fundo de olho é chamado de Retinopatia Diabética, uma doença grave que pode causar severa perda visual se não diagnosticada e tratada a tempo.

Um exame de vista feito pelo oftalmologista é uma forma comum de descobrir as alterações provocadas pelo diabetes na saúde ocular. O controle rigoroso da doença reduz significativamente o risco de perda de visão por retinopatia diabética. O tratamento das lesões decorrentes da doença é feito através do uso de medicamentos e da fotocoagulação com laser.

No evento que será promovido pelo CDO no próximo dia 16 (embora o Dia Mundial do Diabetes seja 14 de novembro) haverá dinâmicas de grupo e um alongamento orientado por Educador Físico. Os participantes da palestra também poderão aproveitar a medição de glicemia capilar que será oferecida no local. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do e-mail prevencao.cdo@planserv.ba.gov.br.

Ascom | Planserv

Nenhum comentário