Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você bem Informado...  Jaguarari-BAHIA,

Produtores Rurais realizam bons negócios na Feira de Caprinos e Ovinos de Massaroca em Juazeiro-BA‏

Sessenta criadores de cabras e ovelhas participaram como expositores na Feira de Caprinos e Ovinos do Distrito de Massaroca, localizado a 62 km de Juazeiro às margens da BR 407. Em sua 9ª edição o evento atraiu pessoas de vários municípios da Bahia. Gente que veio em busca de comprar bons animais para reprodução e também para a comercialização da carne.

Uma ótima oportunidade e negócios para os produtores rurais que levaram seus animais para a venda. Jair Nunes, criador da roça Cascalho em Massaroca, levou sete marrãs de ovelha da raça Dorper. No segundo dia de visitação ele já havia recebido várias propostas para vender os animais. “Estou pedindo R$ 900,00 reais em cada uma. Quero sair daqui com pelo seis mil reais no bolso” disse com expectativa o produtor Jair Nunes.

Jair é assistido pelo o Programa Bioma Caatinga do Sebrae, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e outros parceiros e está melhorando seu rebanho e a administração de sua fazenda com a orientação de um Agente de Desenvolvimento Rural Sustentável. Para ele, uma feira como essa é a oportunidade para vender os animais por um preço melhor do que o valor oferecido por atravessadores.

Segundo Josevane Santos, uma das coordenadoras do evento, esta edição da feira ganhou uma característica diferente em relação às outras. As anteriores eram voltadas basicamente para o melhoramento genético com ênfase para a comercialização de matrizes leiteiras e essa foi direcionada basicamente para a venda de animais de corte, ou seja, para a comercialização de carne.

“Acho que por causa da crise os produtores estão com dificuldade de vender seus animais de corte, por isso passamos a dar uma atenção especial a eles. Mas mesmo assim esperamos chegar a um montante de cem mil reais em comercialização nos três dias de feira” destacou Josevane Santos, que é presidente do Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca.

Além de caprinos e ovinos a feira de Massaroca também abriu espaço para a exposição de produtos das associações de trabalhadores da agricultura familiar, como queijos e doces feitos com leite de cabra e produtos derivados do umbu e do maracujá do mato.

O evento que encerrou neste domingo ao meio dia, é realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, sob a organização da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e do Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca, com a parceria da ADAB, SEBRAE, UNIVASF, Governo da Bahia, IRPAA, COOAFJUR, Banco do Nordeste, Embrapa Semiárido, Policia Militar, Cesol, UNEB, STRJ, Rádio Juazeiro, ADAC e Governo Federal.

Josenaldo Rodrigues – Coapseri/Programa Bioma Caatinga

Nenhum comentário