ANUNCIANTES

Governador inaugura agroindústria de processamento de frutas em Uauá‏


Com investimento de R$ 1,4 milhão, o governador Rui Costa inaugura, nesta quinta-feira (21), às 9h30, em Uauá, município do nordeste baiano, uma agroindústria para processamento de frutas da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). O evento acontece no Parque Industrial, Km 235, na BR-235, onde está localizado o empreendimento. O presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola da ONU (Fida), Kanayo Nwanze, acompanhará o governador durante a inauguração da agroindústria.

Com capacidade instalada para fabricar anualmente de 800 toneladas, a agroindústria irá modernizar a produção, diversificar o mix de produtos e proporcionar aumento da renda dos agricultores familiares da região. A unidade beneficiará 3.225 famílias expandindo o número de 872, que atualmente são assistidas pela cooperativa.

A agroindústria da Coopercuc é a primeira unidade implantada pelo Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado a partir de acordo de empréstimo com o Fida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que é executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Durante a solenidade, que contará, ainda, com a presença do secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues e o diretor presidente da CAR, Wilson Dias, o governador também entrega 18 títulos de domínio de terra aos agricultores do Território Sertão do São Francisco.

Pró-Semiárido

O Projeto Pró-Semiárido é executado a partir de um acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o FIDA, com investimentos na ordem de US$ 100 milhões destinados à erradicação da pobreza no semiárido baiano. Os recursos serão aplicados em assistência técnica, insumos produtivos ajustados para o semiárido e transformação da produção. Cadeias produtivas da agricultura familiar - umbu, maracujá do mato, criatório de cabras e abelhas, licuri, entre outras. Segundo o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, “o Pró-Semiárido é um projeto que gostaríamos de ampliar para todo o estado pela concepção do desenvolvimento das comunidades rurais mais pobres, tratando da autoestima, soberania e autonomia das comunidades envolvidas”.

Fida

O Fida é uma agência das Nações Unidas que tem apoiado o Estado da Bahia, em suas estratégias de desenvolvimento regional e na implementação de políticas para a superação da pobreza rural no semiárido. Com o Pró-Semiárido, o governo estadual busca transformar as áreas rurais e aumentar de forma sustentável a produtividade dos pequenos agricultores, com foco na agroecologia e na participação ativa de jovens e mulheres, priorizando as comunidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDHs) e índices de semiaridez, incluindo indígenas, quilombolas, fundos de pasto e assentamentos.

Nenhum comentário