ANUNCIANTES

IAT promove encontro de formadores do Gestar na Escola em Valença‏

Avaliar as ações do Gestar na Escola durante o primeiro semestre e planejar o segundo. É com esse objetivo que o Instituto Anísio Teixeira (IAT) promove o Encontro Estadual de Formadores do Gestar na Escola, que reunirá educadores de 25 Núcleos Regionais de Educação (NRE) que atuam no programa, entre os dias 04 e 08 de julho, em Valença. A abertura será às 14h e contará com a participação do diretor-geral do IAT, Severiano Alves.

De acordo com a Diretora de Formação e Experimentação Educacional do IAT, Luciana Bloisi, esses encontros são realizados a cada dois meses com a intenção de avaliar e planejar as ações do Programa. “Dentro desse processo avaliativo, a gente reconduz o programa, no processo de reformulação das sequências didáticas e na metodologia que é desenvolvida com os formadores, sempre com o foco que é melhorar, ainda mais, o índice de proficiência e uma série de outros critérios”, ressaltou Luciana Bloisi.

Para o diretor-geral, Severiano Alves, o encontro é uma oportunidade, também, de ouvir os educadores. “Ter esse contato com os professores formadores é importante, pois são eles que estão no dia a dia da educação e o trabalho deles reflete diretamente nos indicadores educacionais”, afirmou o diretor.

Entre os temas a serem debatidos no encontro, a intervenção pedagógica para os professores do 6º ano é a novidade. De acordo com a coordenadora do Gestar na Escola, Admari Cajado, esta ação será uma espécie de tutoria ao professor, em sala de aula. “O formador irá acompanhar, semanalmente, um professor de língua portuguesa e outro de matemática durante o planejamento e a realização das aulas, levando atividades que o programa propõe, além de analisar, juntamente com o professor, o material didático que ele já possui”, explanou Admari.

Tecnologias Educacionais – Além de avaliar e planejar, os educadores do Gestar na Escola passarão por duas formações promovidas pelo IAT, por meio da Rede Anísio Teixeira, em “Apropriações tecnológicas no Ensino e na Aprendizagem” e “Produção de Vídeos Educacionais”. Estas formações têm como objetivo subsidiar as ações e o acompanhamento do Clube educacional do programa Gestar na Escola.

Marvin Kennedy
Coordenador - Ascom
Instituto Anísio Teixeira
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário