ANUNCIANTES

Ex-prefeito de Jaguarari Everton Rocha prestigia evento de lançamento de edital para elaboração de projetos para construção do Canal do Sertão Baiano


Nesta terça-feira (19), o ex-prefeito de Jaguarari Everton Carvalho Rocha acompanhando dos vereadores: Regis do Joel, Louri da Barrinha, Soró, Márcio Gomes, Dourival Borges e Saú Alencar, e do ex-secretário de infraestrutura de Jaguarari Fabio Vieira, esteve no município de Juazeiro prestigiando o lançamento do edital para elaboração de projetos para construção do Canal do Sertão Baiano. 

Durante o evento o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciou que a pasta lançará um processo de licitação para viabilizar estudos ambientais e um projeto de obras para criação do Canal do Sertão Baiano. A obra que levará água para 44 cidades do interior da Bahia, entre elas Jaguarari, terá extensão de quase 300 quilômetros e irá beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas, levando água para consumo humano e dessedentação animal, agricultura e outras atividades. 

Para Everton Rocha esse é o primeiro passo para a realização do sonho de várias famílias de Jaguarari que sofrem com a falta de água. “Acredito que esse sempre foi o sonho de todos, foram anos de espera, muitas promessas e expectativas frustradas, e agora sabemos que será real.  Muito contente por estar presente a esse evento tão importante para todos nós. Gostaria de agradecer ao meu amigo e Deputado Federal Adolfo Viana que está sempre atento as necessidades dos municípios e ao Governo Federal por tornar esse projeto real”.

O Canal, que vai distribuir água do Velho Chico a partir do reservatório de Sobradinho, servirá como instrumento para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, além de permitir a geração de 45 mil empregos diretos e indiretos e renda nas áreas atendidas pela obra. Pela proximidade de onde será iniciado o canal, Jaguarari por sua localização, será uma das primeiras cidades a serem beneficiada com a chegada da água do Rio São Francisco.

“Quantas famílias tiveram seus sonhos ceifados, projetos interrompidos, porque tiveram que migrar para sobreviver, cortando seus laços familiares e culturais. Os discursos se sucederam, as intenções foram as mais variadas nos governos passados, mas não se transformaram em prática, como está sendo agora", falou o ministro durante assinatura do edital. 

Esse projeto será um marco para muitas cidades que por falta de água, acaba se privando do desenvolvimento. Confira todos os municípios que serão beneficiados pelo Canal do Sertão Baiano: Jaguarari, Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Filadélfia, Gavião, Ichu, Itiúba, Jacobina, Juazeiro, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Ourolândia, Pé de Serra, Pindobaçu, Pintadas, Piritiba, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Santaluz, São Domingos, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Sobradinho, Tapiramutá, Umburanas, Valente, Várzea da Roça Várzea do Poço, Várzea Nova e Uauá.

ليست هناك تعليقات