ANUNCIANTES

População de São José do Jacuípe conta com novo Mercado Municipal

Agricultores familiares do município de São José do Jacuípe, Território de Identidade Bacia do Jacuípe, que produzem hortaliças, verduras, frutas, peixes e carnes, além de diversos biscoitos, beijus e doces, passam a ter um novo espaço para comercialização. Foi inaugurado, nesta sexta-feira (01), o Mercado Municipal de São José do Jacuípe, localizado na Praça da Feira, após reforma. A ação, que inclui também a entrega de 40 barracas de feira livre padronizadas, é resultado dos investimentos do Governo do Estado, via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O objetivo principal é fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar nos municípios baianos. A iniciativa integra a estratégia do Governo do Estado de promover o desenvolvimento rural, com geração de renda, visando autonomia e sustentabilidade, para melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo, além de ser um incentivo ao desenvolvimento econômico local, influenciando positivamente os produtores e a população do município.

“A gente entende que uma obra como essa do Mercado tem uma importância fundamental para o município. É um empreendimento que se configura como uma grande indústria, pois gera renda para mais de 120 famílias, e movimenta uma cadeia produtiva muito expressiva, que fortalece a economia e traz desenvolvimento para o município”, declarou o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias.

Para a reforma e adequação do Mercado Municipal foram investidos mais de R$ 448 mil. A ação, que beneficiará mais de 200 famílias, inclui a qualificação da estrutura física do mercado e implantação das novas instalações elétricas e hidrossanitárias, para oferecer um espaço adequado, com segurança, conforto e higiene, atendendo às exigências da Vigilância Sanitária.

Erismar Almeida, prefeito de São José do Jacuípe, conhecido popularmente por Erismar de Amadinho, destacou que o Mercado Municipal tem agora uma nova estrutura, toda renovada, dentro dos padrões da Vigilância Sanitária: "Com certeza, o mercado vai trazer muito mais qualidade em nossos produtos, conforto para os consumidores e para as pessoas que vendem carnes. A população, no geral, tem muito a ganhar com essa qualidade e estrutura".

Jancelma Macedo, que produz hortaliças na Comunidade Fazenda Pau Ferro, às margens da Barragem de São José do Jacuípe, falou da organização que as novas barracas padronizadas irão trazer para a Feira de São José do Jacuípe: "Eu produzo hortaliças como coentro e alface e trabalho com beijus recheados na feira e acho que a chegada das barracas vai ser muito boa para a gente, trazendo uma organização. Vai ficar bem legal padronizar a feira".

Pedrina Oliveira, que trabalha há cerca de seis anos com a família na atividade da pesca e venda de pescado, a exemplo da piranha, traíra e tilápia, ressaltou a importância do investimento do Governo do Estado, por meio da CAR/SDR, para a reforma e qualificação de mercados municipais, como o de São José do Jacuípe: "O box no mercado agora está todo organizado, tudo limpinho, de boa qualidade. Vale a pena investir e vale a pena estar lá no mercado".

O Governo do Estado vem investindo em construção, reforma ou ampliação de mercados municipais em toda a Bahia. Nos últimos anos, cerca de 60 mercados foram entregues a populações urbanas ou rurais, oferecendo estrutura e condições adequadas, tanto para quem produz e vende, quanto para quem compra e consome.

Ascom SDR

ليست هناك تعليقات