ANUNCIANTES

Cerca de 2 mil pessoas estão sendo beneficiadas com cirurgias de catarata em Senhor do Bonfim

Mutirão de cirurgias eletivas de catarata prosseguem até domingo, dia 9 de dezembro, no Hospital Dom Antônio Monteiro - HDAM. Estão previstos a realização de cerca de 700 procedimentos cirúrgicos em pacientes do município de Senhor do Bonfim.

Para usufruir do atendimento, é necessário ter acima de 60 anos e apresentar os seguintes documentos: Cartão SUS, documento de identificação original com foto e comprovante de residência.

“No primeiro momento é feito a triagem dos pacientes, porque alguns não vão precisar de cirurgia. Aqueles que precisarem, são encaminhados para realização dos exames pré-cirúrgicos ,e, posteriormente , a cirurgia no centro cirúrgico do hospital”, explicou a secretária de Saúde do município de Senhor do Bonfim, Angeli Matos.

O mutirão de catarata é uma parceria do governo do Estado, SUS e Prefeitura de Senhor do Bonfim. No total, a ação beneficia cerca de 2 mil pacientes dos municípios que compõem o Território do Piemonte Norte do Itapicuru.

No Mutirão, os pacientes estão sendo atendidos pela equipe da Clínica Oftalmo Diagnose. "Ave Maria! Nem se compara. Antes a minha visão era pouca, pouquíssima, agora estou vendo tudo”, afirmou dona Maria Roseli depois de sair da sala de cirurgia.

“Aqui estamos vendo mais uma vez o compromisso do governador Rui Costa e do secretário Fábio Villas-Boas com o povo da Bahia. É a nossa gestão mostrando mais uma vez sensibilidade e capacidade administrativa e política de trazer esse tipo de serviço para nossa população”, pontuou o prefeito Carlos Brasileiro durante o mutirão.

Além de identificar os casos de catarata, o mutirão também está detectado pacientes com outras patologias da visão. Segundo a Secretaria de Saúde, o domingo e a segunda-feira (10), estão reservados para avaliação dos pacientes no pós-operatório.

Catarata é uma opacidade do cristalino, a lente natural do olho. Quem têm a doença fica com a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada. Com a cirurgia, é possível voltar a enxergar normalmente.

ASCOM - Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim - BA

Nenhum comentário