Mulheres de Barreiras passam a contar com proteção da Ronda Maria da Penha

A Operação Ronda Maria da Penha acaba de chegar ao oeste da Bahia. A sede da unidade de combate à violência contra a mulher foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (18), o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão. Barreiras é o 12º município da Bahia a receber o atendimento especializado.

Com funcionamento em caráter de estágio desde maio deste ano, o serviço da Operação Ronda Maria da Penha já atende 69 mulheres que possuem medidas protetivas contra os agressores. “Nós temos uma rede de enfrentamento muito forte e muitas demandas. Além do trabalho repressivo e de acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica, também investimos em prevenção, promovendo palestras informativas”, explicou a comandante da ORMP de Barreiras, tenente Nina Marques.

Além de Barreiras e Salvador, os municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Paulo Afonso, Itabuna, Jacobina, Conquista, Lauro de Freitas, Guanambi e Itaparica também já prestam o serviço especializado.

“Combater os casos de violência contra a mulher está entre as prioridades da Secretaria da Segurança Pública [SSP]. A cada ano reforçamos as iniciativas para impedir este tipo de crime, mas não podemos esquecer que a melhor forma de lutar contra a violência doméstica é educar as nossas crianças, sermos exemplos de respeito”, ressaltou Maurício Barbosa, reiterando a importância do combate à cultura da violência e do machismo.

Valorização policial

No mesmo espaço da sede do Ronda Maria da Penha, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e enfermeiros estarão à disposição de policiais e familiares, com o lançamento da Seção de Valorização Policial. O espaço prestará atendimento nas especialidades tanto para os profissionais que comparecerem espontaneamente, quanto para aqueles apresentados pelos superiores.

“O atendimento é uma inovação na região Oeste. A ideia é oferecer uma atenção maior aos profissionais da segurança, para que eles estejam cada vez mais preparados para atender à população”, destacou a capitã Edlane Soares, chefe da seção.

Fotos: SSP

Secom

Nenhum comentário