Bahia Produtiva vai investir R$ 4.8 milhões nos territórios Sertão do São Francisco e Piemonte Norte Itapicuru

O mutirão para assinatura dos convênios do projeto Bahia Produtiva chegou ao município de Juazeiro, nesta quarta-feira (31). A iniciativa, promovida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem o objetivo de dar celeridade às ações do projeto.

Foram assinados 22 convênios de associações e cooperativas dos Territórios Sertão do São Francisco e Piemonte Norte Itapicuru, contempladas nos editais de Agroindústrias, Quilombolas e Alianças Produtivas Territoriais, totalizando um investimento de R$4.8 milhões.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, essa grande mobilização é para que os empreendimentos possam entrar 2019 executando esses convênios: "Estamos fazendo esse mutirão por toda a Bahia, pois queremos ver o esse povo melhorar suas rendas o mais breve possível".

Para a presidente da Associação dos Moradores e Pequenos Produtores da Comunidade de Gameleira, Silvana Alves, é um avanço para o grupo que está trabalhando há mais de 15 anos na área de beneficiamento de frutas e polpas congeladas: "O projeto Bahia Produtiva vem dar apoio à parte que mais estava deficiente, que é a parte de transporte de produtos e a nossa unidade de beneficiamento, feita também pela CAR, que será reforçada. O projeto vem aumentar as chances que a gente já tem, e as oportunidades de mercado também".

Lourivaldo dos Santos, do Assentamento Alto Bonito, localizado em Caldeirão Grande, afirmou que o projeto vai ampliar a casa de farinha do local para gerar empregos e renda, beneficiando 33 famílias: " O Bahia Produtiva é vida pra gente". Segundo o presidente do colegiado Territorial Sertão do São Francisco, Edmilson dos Santos, o governo aposta na política territorial: "Mesmo com as dificuldades, vem apoiando essa dinâmica de organização dos programas e projetos, e tem nos proporcionado um diálogo constante de forma crítica e participativa".

O mutirão já passou pelos municípios de Serrinha, Riachão do Jacuípe e Vitória da Conquista.

SIM
Durante o evento foi assinado também um convênio entre a CAR e o Consórcio Público do Sertão do São Francisco para implantar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Silvia Costa
Coordenadora de Comunicação

Nenhum comentário