ANUNCIANTES

Secretário Walter Pinheiro entregou ações da Educação em 100 municípios nos últimos dois meses


O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, tem cumprido uma extensa agenda de trabalho nos últimos dois meses, realizando entregas de novas escolas, ampliações, quadras cobertas, laboratórios, obras de reforma, além da implantação de projetos. Nesta sexta-feira (28), com a implantação do projeto Escolas Culturais em Ruy Barbosa, Pinheiro completou 100 municípios visitados nos últimos dois meses, com entregas e vistorias em 162 escolas.

“Temos diversas entregas sendo realizadas com o objetivo de melhorar cada vez mais a educação em cada lugar, inclusive com 31 novas escolas, e outras 14 com obras adiantadas, além de ampliações com auditórios, laboratórios, quadras cobertas e obras de manutenção que hoje estão ocorrendo em 409 escolas, sendo que outras 400 passaram por manutenção este ano. Além disso, temos promovido ações do eixo pedagógico, com o projeto Escolas Culturais em 85 municípios, o e-Nova Educação, em parceria com o Google, em 500 escolas que passam a contar com chromebooks, 600 escolas com internet através de fibra ótica e sinal de satélite e 500 escolas com obras de rede interna de internet”, destacou Pinheiro.

Em Lagoa Real, foi realizada a entrega da nova sede do Colégio Estadual Luís Prisco Viana. Nas novas instalações, a comunidade escolar terá um amplo espaço com oito salas, laboratórios, biblioteca, cozinha, refeitório, área administrativa e ginásio de esportes. A nova sede do Colégio Estadual de Ibipitanga também já foi entregue à população do município, contando, inclusive, com uma quadra poliesportiva coberta. Em Medeiros Neto, a comunidade escolar do Centro Territorial de Educação Profissional Extremo Sul também passou a contar com um novo prédio escolar, com 13 salas, alojamento, sanitários e auditório.

No último sábado (22), Pinheiro esteve em Feira de Santana, onde vistoriou as obras da nova unidade escolar que está sendo construída no bairro de Viveiros. A escola está com obras adiantadas e conta com quadra poliesportiva coberta, seis salas, laboratórios, cozinha, refeitório, biblioteca, banheiros e área administrativa. O distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, também vai receber um novo colégio estadual, cujas obras já estão em fase de conclusão.

Entre as 409 obras de reforma em andamento está a do Colégio Estadual Governador Luís Viana Filho, também em Feira de Santana, que foram vistoriadas pelo secretário no sábado (22). A iniciativa vai proporcionar uma reestruturação geral na unidade com reforma de pisos, janelas, telhados, revestimento de cerâmica, banheiros, cozinha e rede elétrica.

Desde o início deste ano, 45 unidades escolares receberam ampliações e 69 passam a contar com quadra poliesportiva coberta, entre elas o Colégio Estadual Rômulo Galvão, no município de Caldeirão Grande. Com a iniciativa, a unidade escolar recebeu novo auditório, nova guarita e cobertura completa da quadra poliesportiva. Já o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Tancredo Neves, em Senhor do Bonfim, passou a contar com sete novos laboratórios, entregues na última sexta-feira. Em Rio Real, o Colégio Estadual Doutor José Carvalho Baptista recebeu também neste mês de setembro um novo módulo com cinco laboratórios.

Já em Arataca, foi entregue a Fábrica-Escola do Chocolate, que já está funcionando no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, localizado no Assentamento Terra Vista. Também foi entregue, em Salvador, a Fábrica-Escola da Construção Civil. Além desta, outras estão em funcionamento: as Fábricas-Escolas do Chocolate, nos municípios de Gandu e Ilhéus, além da Fábrica-Escola do Couro, em Ipirá, todas entregues este ano.

Além das entregas, a Secretaria da Educação está implementando um novo perfil de oferta na rede estadual, o que inclui projetos nas mais variadas áreas do conhecimento e cursos da Educação Profissional também em escolas de ensino médio regular. Com isso, escolas estaduais em 350 municípios já estão contempladas com novas ofertas e muitas outras já foram autorizadas a escolher quais cursos melhor atendem à comunidade, para que todas passem a contar com cursos da Educação Profissional.

Dentre os projetos que estão sendo implementados na rede estadual, 85 escolas integram o Escolas Culturais, que está sendo implantado hoje (28), em Ruy Barbosa, no Colégio Estadual Professor Magalhães Neto. A iniciativa potencializa ações nas mais variadas linguagens artísticas, como o teatro, a dança, a música e o audiovisual, com novos cursos, coordenação cultural e kit para a projeção de audiovisuais.

Na última sexta-feira (21) mais de 1.200 escolas realizaram o #Transformaê, que é a virada educacional da rede estadual. “Este é um movimento que foi iniciado em 2016 e já faz parte do nosso calendário escolar, com música, dança, teatro, gincana, feiras de ciências, competições esportivas e prestação de serviços”, destaca Pinheiro.

Nesta semana, três classes hospitalares e duas domiciliares passaram a funcionar nas cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia. A iniciativa, que já funciona em Salvador, faz parte do serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (SARAHDO), da Secretaria da Educação do Estado e a previsão é de que 1.300 estudantes sejam atendidos mensalmente nas unidades.

Ainda nesta sexta-feira (28) e sábado (29), o secretário Walter Pinheiro continua percorrendo as escolas e obras em execução pela Secretaria da Educação no interior da Bahia. Ainda hoje ele fará uma vistoria no novo Colégio Estadual de Lajedinho e entrega obras em Utinga. No sábado, a agenda contempla os municípios de Várzea do Poço, Várzea da Roça, São José do Jacuípe e Capim Grosso.

Foto: Divulgação

Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário