ANUNCIANTES

Jovem morre afogado em Juazeiro e amigo diz que funcionário de empresa locadora obrigou vítima a abandonar caiaque e nadar

(Foto: Reprodução/TV São Francisco)

Um jovem de 16 anos morreu afogado no município de Juazeiro, região norte da Bahia, após supostamente ter sido obrigado por um homem a abandonar o caiaque em que estava, no meio do Rio São Francisco, e a seguir viagem nadando. A denúncia foi feita por um amigo da vítima que estava na embarcação com o jovem e outras duas pessoas.

A vítima, Diogo Lira Ferreira, retornava da Ilha do Fogo para a orla de Juazeiro com um primo e dois amigos no caiaque quando, no meio do trajeto, a embarcação, que tem capacidade somente para duas pessoas, teria virado duas vezes.

O amigo de Diogo contou que todos conseguiram retornar para o caiaque, mas, em seguida, o homem que seria funcionário da empresa Caiaques do Vale, que alugou a embarcação para os jovens, ao ver que o caiaque tinha virado, teria utilizado outra embarcação para alcançar os jovens e, irritado com o excesso de passageiros, obrigado dois deles a descer -- ele e Diogo.

"Eu e ele estavamos com colete, e os outros dois não estavam [com colete]. Fomos atravessar o rio e o caiaque virou duas vezes. O cara mandou o funcionário dele. E o cara chegou lá com raiva e disse: 'tira o colete, deixe o caiaque e vão nadando'", contou o amigo de Diogo, que conseguiu nadar até a costa.

O corpo de Diogo foi achado minutos depois por um salva-vidas. Jhone Bernardino, primo da vítima, contou que outras testemunhas também reforçaram a versão do amigo de diogo de que ele foi obrigado a descer da embarcação sem colete.

"Muita gente viu, testemunhas viram: tiraram os coletes deles e colocaram eles para nadar. Então, meu primo infelizmente, no meio dos outros, não conseguiu chegar e faleceu. O que eu quero é justiça, muita justiça", afirmou.

Os familiares de Diogo ficara bastante abalados ao saber do ocorrido. "Ele tinha tantos sonhos, tantos sonhos ele ia realizar. Por que fizeram isso?", lamentou a mãe. "O que eu quero falar é que a gente quer justiça, porque ele era um menino muito bom. Do estudo para a casa. E ele não merecia", destacou Flávia Bernardino, tia de Diogo.

O corpo do jovem foi encaminhado pra o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro. Não há informações sobre data e local de velório e sepultamento.

O caso será investigado pela Polícia Civil do município. Testemunhas do afogamento e representandas da empresa Caiaque do Vale foram ouvidas na delegacia.

A empresa informou, por meio de nota, que diante do alerta do excesso de pessoas no caiaque, dois dos jovens resolveram terminar a viagem nadando, mas um não teve resistência e se afogou. A empresa ainda disse que lamenta o ocorrido e que se solidariza com a família da vítima.

Confira nota da empresa na íntegra:

"A Caiaques do Vale lamenta o ocorrido, ao tempo em que se solidariza com a família da vítima do acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (7) no Rio São Francisco. Lembramos ainda que todas as orientações sobre o uso correto dos caiaques alugados em nosso estabelecimento são passadas para todos os usuários, bem como os equipamentos de segurança obrigatórios. O caiaque alugado tinha capacidade para duas pessoas, mas ao retornarem da Ilha do Fogo, os dois tripulantes ofereceram carona a mais duas pessoas, e diante do alerta sobre o excesso de pessoas na embarcação, dois deles resolveram terminar o trajeto nadando, sendo que não um não teve resistência e veio a se afogar. Mais uma vez lamentamos o ocorrido e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento".

Fonte: G1/BA

Nenhum comentário