ANUNCIANTES

Embasa de Senhor do Bonfim institui Momento Técnico para colaboradores

A Unidade Regional da Embasa de Senhor do Bonfim promoveu um encontro com o corpo técnico da empresa para apresentar o Centro de Controle Operacional (CCO), recém implantado na unidade e responsável por monitorar e gerenciar as instalações eletromecânicas, de bombeamento e equipamentos de adução que compõem o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Ponto Novo - Senhor do Bonfim. A apresentação foi realizada pelo gerente de Manutenção da Unidade, Paulo Fernando, pelo engenheiro elétrico, Mallan Neris, e pelo técnico em Automação, Eric Souza, e contou com a presença de mais de 30 colaboradores, entre gerentes e técnicos das divisões de Manutenção e Operacional, do Laboratório de Análise Físico-Química e dos escritórios locais de Senhor do Bonfim, Jacobina e Euclides da Cunha.

O encontro, denominado “Momento Técnico”, é o primeiro de uma série de reuniões programadas pela gerência regional, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento da empresa através de um maior envolvimento e troca de conhecimentos entre os técnicos de áreas distintas em temas relacionados ao abastecimento de água e esgotamento sanitário. “A ideia é aumentar a sinergia e a cooperação dos nossos colaboradores, propiciando um ambiente favorável à criação e à inovação dentro da empresa a fim de gerar resultados”, explicou o gerente regional, Raimundo Nonato na oportunidade.

De acordo com o gestor, os encontros acontecerão uma vez por mês, apresentando temas específicos. No próximo mês, a gerente de Obras da Unidade de Expansão do Interior, Raíssa Marques, apresentará detalhes do sistema de esgotamento sanitário de Jacobina, cujas obras foram retomadas recentemente.

Centro de Controle Operacional (CCO) Ponto Novo – Senhor do Bonfim

O CCO é um sistema eficiente capaz de monitorar e controlar o nível dos reservatórios de água, a pressão de recalque das bombas, a vazão da água (onde há macromedidor), a freqüência dos inversores de freqüência e a tensão elétrica, além de permitir ligar e desligar equipamentos remotamente. O sistema foi desenvolvido em janeiro deste ano pelos técnicos em automação Eric Souza e Jair Ferreira e foi implantado com apoio do eletrotécnico Adriano Félix e da unidade regional no Sistema Ponto Novo – Senhor do Bonfim.

A operação do CCO cabe aos operadores de Estação de Tratamento de Água e o acompanhamento também pode ser realizado por técnicos do Escritório Local de Senhor do Bonfim. “Além de gerar maior eficiência nos custos operacionais, ele também contribui no combate a perdas de água”. Ressaltou Mallan Nery. A previsão é de que futuramente seja também implantado em outros sistemas no âmbito da unidade.

Atenciosamente

Adriano Aleixo
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário