ANUNCIANTES

Laranjas ‘gigantes’ de até 2 kg são colhidas em quintal de casa na zona rural de Quijingue

Laranjas bem maiores e mais pesadas que as de costume estão chamando a atenção da população do povoado de Sítio, localizado no município de Quijingue, região sisaleira da Bahia. O pé de laranja é cultivado na casa de um idoso conhecido como ‘Branco de Simão’, e apesar do porte médio é carregado dos ‘frutos gigantes’.

Segundo a dona de casa Maura Maria de Carvalho, de 46 anos, que mora próximo ao aposentado, as laranjas chegam a pesar até 2 kg. Ela conta que a situação provocou a curiosidade dos moradores da região. “Eu mesma confundi com um pé de cabaça, também muito conhecido como porongo. Fiquei impressioanda quando me disseram que se tratava de um pé de laranja. Pesamos uma das frutas e deu dois quilos”, afirma.

Maura disse ainda que a muda da planta foi comprada pelo idoso na feira da cidade, e é resultado de uma técnica de enxertia – procedimento muito comum na agricultura, que junta partes de plantas para formar uma planta só. Desde então, conta a dona de casa, já foram colhidas duas safras da fruta exótica. “O senhor Branco nos contou que colhe as frutos gigantes desde o ano passado”.

Segundo o engenheiro agrônomo Iug Lopes, que é professor do Instituto Federal Baiano – Campos Bom Jesus da Lapa, esse tamanho e peso não são comuns para uma laranja, mas somente uma análise mais detalhada pode apontar a variedade do fruto.

Notícias de Santaluz

Nenhum comentário