ANUNCIANTES

Senhor do Bonfim realiza Conferência Municipal de Educação

A III Conferencia Municipal de Educação foi realizada na última quinta-feira, 22 de fevereiro, durante todo o dia, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O evento reuniu representantes de vários segmentos educacionais de Senhor do Bonfim, entre eles profissionais da educação e estudantes, tanto da rede pública como privada.

A solenidade de abertura contou com a participação do prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, que destacou o aumento de investimento na educação no primeiro ano de sua gestão.

“A projeção dos recursos que vêm para educação são muitos tímidos, mas conseguimos fechar o exercício 2017, com investimentos em torno de 29.2 por cento (o percentual estabelecido por lei é de no mínimo 25 por cento). Nós gostaríamos de passar dos 30, 35 por cento, mas isso não se resolve em um ano de governo”, comentou o prefeito.

Carlos Brasileiro ainda falou sobre o município voltar a oferecer uma educação de qualidade para os usuários da rede municipal de ensino. “Eu tenho plena convicção, que no final do nosso mandato (2020), a gente devolverá a sociedade e bonfinense, o mesmo grau de qualidade de ensino, de estrutura física, de conforto, de aprendizado, que tivemos quando governamos pela segunda vez a nossa terra”, ressaltou o prefeito.

A conferência foi realizada pelo Fórum Permanente de Educação, com apoio da secretaria de Educação de Senhor do Bonfim. O tema central da Conferencia foi “A Consolidação do Sistema Municipal de Educação (SME) e o Plano Municipal de Educação (PME): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.


Na parte da tarde, a equipe organizadora da conferência dividiu a plenária em oito eixos:

EIXO 1

O PNE na articulação do SNE: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação

EIXO 2

Planos Nacionais e SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais

EIXO 3

Planos decenais, SNE e Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social

EIXO 4

Planos decenais, SNE e Democratização da Educação: Acesso, Permanência e Gestão

EIXO 5

Planos decenais, SNE, Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão

EIXO 6

Planos decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação

EIXO 7

Planos decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde

EIXO 8

Planos decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social


No final, houve votação para escolha dos delegados para participar da Conferência Estadual de Educação, que acontecerá em março, em Salvador. Os delegados eleitos pela plenária foram: Sheila Lima M. Aguar e Eline Lima M. Sobreira (representantes da Educação Profissional) Jonilton Torquato dos Santos (representante dos Movimentos em Defesa da Educação),Cristina da Silva Viana(representante dos Movimentos Sociais de Afirmação da Diversidade) Maria Ferreira da Silva Santiago (representante do Ensino Superior), Helder Luís Amorim Barbosa (representante da Educação Superior),Edineide Vitor Costa, Viviane do Vale Veras Marques e Ivete Nascimento Isidoro de Brito( representantes da Educação Básica).

"A Conferência se define como um espaço plural e representativo, e , principalmente, de monitoramento e avaliação do nosso Plano Municipal de Educação, que objetiva ampliar as possibilidades de políticas públicas de educação voltadas para o município de Senhor do Bonfim”, disse a secretária de Educação, Cristiane Maia.

Após a conferência municipal e a estadual, acontecerá em novembro deste ano, a Conferência Nacional de Educação (Conae). A Conferência Nacional de Educação tem o objetivo de promover a Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação.


ASCOM - Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim - BA

Nenhum comentário