ANUNCIANTES

Oficial do BOPE da PMBA conclui curso de desativação de artefatos explosivos na Espanha

Único representante brasileiro, um oficial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar da Bahia realizou o “V Curso Informativo en Desativacion de Artefactos Explosivos - TEDAX para extrangeros“, no Centro de Adiestramientos en Desactivación de Explosivos y Defesa NRBQ – CADEX, da Guarda Civil da Espanha, que aconteceu do dia 6 de setembro ao dia 6 de outubro de 2017, em Madri.

Os Técnicos Especialistas em Desativação de Artefatos Explosivos (TEDAX) da Espanha são reconhecidos mundialmente por sua vasta experiência, enfrentado casos complexo de artefatos explosivos utilizado pelos terroristas.

Nessa edição a turma foi composta por 12 alunos - sendo dois franceses, dois jordanianos, dois chilenos, dois equatorianos, um marroquino, um egípcio, um Polonês e um brasileiro - e teve como representante brasileiro o capitão Erico de Carvalho, comandante da Companhia Antibombas do BOPE da PMBA.
O curso teve como pré-requisito ser explosivista com experiência em desativação, conhecimento em eletrônica, estar atuando na atividade e ter domínio do idioma espanhol.

Durante os 30 dias do curso os alunos tiveram instruções teóricas e práticas de técnicas de investigação e desativação de explosivos, eletrônica e artefatos improvisados. A maior parte da carga horária foi de atividades práticas, onde são recriados casos reais de atentados terroristas na Espanha e no mundo.

“Na atividade antibombas não se admite erros, por isso o aprendizado e a atualização constante são fundamentais, e nessa especialidade a Polícia Militar da Bahia já ocupa lugar de destaque no cenário nacional”, ressalta capitão Erico.​

DCS/PMBA

Nenhum comentário