ANUNCIANTES

Orquestra Regional de Irecê apresenta concerto inédito neste domingo, dia 6

Após oito meses de ensaios e oficinas, a Orquestra Regional de Irecê, formada por cerca de 100 jovens músicos da região, apresenta seu concerto inédito neste domingo, dia 6. O evento é gratuito e acontece a partir das 20h, na Catedral Bom Pastor – Paróquia São Domingos, em Irecê. Além da Orquestra, o público também poderá conferir a apresentação do quinteto de metais Bahia Brass, de Salvador.

Os concertos são resultado do projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA, realizado por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. A iniciativa prevê a formação e apresentações de cinco Orquestras Regionais de diferentes Territórios de Identidades do estado: Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Irecê, Piemonte da Diamantina e Sisal. As atividades integram as comemorações dos 10 anos do programa NEOJIBA.

Composta por instrumentos de sopro, cordas e percussão, a Orquestra de Irecê é formada por crianças, adolescentes e jovens músicos integrantes da Filarmônica 12 de Agosto (de Central), Filarmônica 19 de Setembro (de Ibipeba), Filarmônica 25 de Fevereiro (de São Gabriel) e PIM - Programa Ireceense de Música (de Irecê).

O repertório mistura o erudito e popular, com obras de compositores como Gustav Holst e Luiz Gonzaga. “O repertório foi escolhido pedagogicamente, para que todos os alunos participassem do processo, integrando músicos com diferentes níveis de aprendizado”, explica o maestro Orlando Afanador Perez, que regerá a orquestra juntamente com o maestro Gerry Andrade.

O projeto conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. No Território de Irecê conta com a parceria da Filarmônica 12 de Agosto, Filarmônica 19 de Setembro, Filarmônica 25 de Fevereiro, Filarmônica Lyra Musical Joaodouradense, PIM - Programa Ireceense de Música, Rede MGA e Centro Espírita Jesus de Nazaré, e apoio da Paróquia São Domingos.

Sobre o Bahia Brass

Formado pelos músicos Helder Passinho Jr. (trompete), Lucas Felipe (trompete), Orlando Afanador (trompa), Michele Girardi (trombone) e Jamberê Cerqueira (tuba), o quinteto de metais Bahia Brass foi fundado em 2008 dentro do programa NEOJIBA. O grupo já realizou diversos concertos, nos quais executou repertório tradicional para esta formação e contribuiu para o incentivo e criação de repertório brasileiro para quinteto de metais.

Caravanas Pedagógicas

Iniciado em outubro de 2016, o projeto das Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado. Cerca de 500 jovens músicos no interior da Bahia integram as cinco Orquestras Regionais, todos pertencentes a projetos sociais e musicais baianos.

Serviço

Concertos da Orquestra Regional de Irecê e quinteto de metais Bahia Brass

Dia 6 de agosto (domingo), às 20h, gratuito

Irecê

Catedral Bom Pastor – Paróquia São Domingos
(Praça Góes Calmon, s/n, Centro)

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia

É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.


Maria Clara Lima
Assessoria de comunicação
Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
NEOJIBA - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia

Nenhum comentário