ANUNCIANTES

Bahia Produtiva leva sustentabilidade à comunidade de Senhor do Bonfim

Garantir sustentabilidade para as famílias da comunidade de Curadeira, no município de Senhor do Bonfim. Com essa finalidade, o projeto Bahia Produtiva vem trabalhando na localidade, promovendo assistência técnica e extensão rural (ATER) e, por meio do edital socioambiental, vai investir R$391 mil na compra de kit de irrigação, levando infraestrutura e melhorando a produção das 20 famílias de agricultores familiares assistidos pelo projeto, que irão trabalhar em uma área coletiva de um hectare com olericultura e fruticultura.

O agricultor Manoel de Jesus Santos, da Associação dos Agricultores Familiares da Fazenda Curadeira e Adjacências, comemora o projeto. “Foi um grande avanço pra gente. Queremos fazer uma produção só de orgânicos e é com a ajuda dos técnicos do Bahia Produtiva que vamos conseguir crescer. Antes, a gente plantava por nossa conta, agora, temos assistência para acompanhar a gente. Já aprendemos produzir compostagem, por exemplo, onde fazemos um adubo sem química. Estamos ganhando conhecimento para produzir melhor e o kit de irrigação vai ajudar a produzir mais”.

Segundo o assistente territorial do Bahia Produtiva, Ailton Gonçalves, o trabalho da comunidade é voltado para fortalecer e ampliar a produção. “Estamos trabalhando a transição do convencional para o agroecológico, com o uso e conservação dos recursos naturais, e, principalmente, com a recomposição e conservação do solo. Queremos dar sustentabilidade ao agricultor familiar e levar um produto de qualidade à mesa do consumidor”.

O Agente Comunitário Rural (ACR), Sidney de Oliveira, jovem da comunidade contratado pelo Bahia Produtiva para assessorar os beneficiários, informou que vem promovendo atividades e dando suporte às famílias, levando conhecimento sobre a agroecologia e sistemas orgânicos de produção, que agregam valor ao produto. “Venho realizando assistência a cada agricultor e, dentre as ações que já estão sendo realizadas está o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), registro público obrigatório para todos os produtores rurais”.

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a partir de um acordo de empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), e tem como objetivo financiar projetos de inclusão produtiva e acesso a mercados, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades rurais da Bahia.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário