Publicidade

publicidade

http://uauhost.com.br http://uauhost.com.br Olá! Seja bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você bem Informado...  Jaguarari-BAHIA,

No Dia mundial da água, Juazeiro debate sobre água da chuva

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), garantir a segurança hídrica é assegurar o acesso à água em qualidade, quantidade e regularidade pela população. Um dos caminhos para garantir esse acesso é a captação e armazenamento da água da chuva. Esse ano, a semana da água vai discutir a necessidade de desbloquear o potencial da água da chuva no Brasil.

Em comemoração ao Dia mundial da água, dia 22 de março, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - Irpaa e a Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva – ABCMAC realizarão o seminário “Em defesa da Água de Chuva”. O evento acontecerá na manhã da próxima quarta-feira (22), no auditório Antônio Carlos Magalhães, na Universidade do Estado da Bahia – Uneb, em Juazeiro.

O evento pretende abordar o potencial da água de chuva na região, sua importância e qualidade, tendo com público-alvo pesquisadores/as, educadores/as, estudantes/as, profissionais, técnicos/as, representantes de órgãos governamentais e não-governamentais. Visando instigar a adesão de mais agentes de pesquisa e difusão de tecnologias de captação e manejo, bem como fortalecer a cultura do uso de água de chuva no Semiárido brasileiro, o seminário vai contar com dois painéis temáticos: “Desbloquear o potencial da água de chuva” e ''A água da chuva é boa e confiável”.

O colaborador do Irpaa, João Gnadlinger, que vai mediar um dos painéis, defende que para desbloquear o potencial de aproveitamento da água da chuva no Brasil primeiro é preciso “desbloquear nosso entendimento da captação da água de chuva, a chuva cai em cima da terra em todo lugar... então tem que desbloquear a mente, a visão, a política, o conhecimento, os meios financeiros para a captação de água se tornar uma realidade no Brasil inteiro”, pontua João.

O seminário conta com parceria da Uneb e com apoio de entidades e movimentos da sociedade civil. Já em Curaçá, o grupo Galeota das Artes está percorrendo bairros da cidade com apresentações de música e teatro refletindo estas temáticas. Essa programação vai até o dia 22 e é uma ação que conta com apoio da Paróquia, Pastoral do Meio Ambiente e Irpaa.

O quê: Seminário “Em defesa da Água de Chuva”

Quando? 22 de maio de 2017

Onde? Auditório Antônio Carlos Magalhães na Universidade do Estado da Bahia - Uneb em Juazeiro.



Comunicação IRPAA

Nenhum comentário