ANUNCIANTES

Programas de Prevenção do Planserv celebram resultados positivos

Três programas de assistência à saúde e prevenção do Planserv fizeram “aniversário” no último mês de janeiro. O Programa Ambulatorial de Pediatria completou cinco anos, o de Saúde Mental, três anos, e o Ambulatorial de Feridas, dois anos. Os resultados de ambos, assim como dos outros dois mantidos pela Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais – com focos na Saúde do Idoso e nas Endocrinopatias – são animadores. “Temos conseguido implantar medidas que previnem agravos, retardam as complicações de doenças crônicas, detectam precocemente certas patologias e promovem saúde, reabilitação e qualidade de vida aos beneficiários. Este é o nosso foco”, explica a Coordenadora de Prevenção do Planserv, Ângela Nolasco.

Segundo a enfermeira, mais de 103 mil beneficiários foram atendidos pelos Programas de Prevenção do Planserv em 2016, por meio de investimentos da ordem de R$ 37,1 milhões. Só no Programa de Atendimento Ambulatorial Pediátrico, foram atendidas 32.239 crianças de 0 a 14 anos de idade nos aspectos preventivos e curativos através de acompanhamento multidisciplinar. O programa possui 65 prestadores cadastrados, sendo 38 deles localizados em Salvador e os demais distribuídos em 26 municípios do interior do Estado. Nele, estão cadastrados 336 profissionais, sendo 137 pediatras, 66 fonoaudiólogos, 41 fisioterapeutas, 35 psicólogos, 23 nutricionistas e 34 especialistas com habilitação pediátrica.

Saúde Mental - No âmbito do Programa de Saúde Mental do Planserv, 8.238 beneficiários foram atendidos no ano passado, nas modalidades Ambulatorial, Hospital Dia e Internação Psiquiátrica, oferecidas em 11 clínicas credenciadas ao Programa, sendo sete em Salvador e três em outros municípios (Lauro de Freitas, Feira de Santana e Vitória da Conquista), onde estão cadastrados mais de 140 profissionais, entre psiquiatras e psicólogos.

Feridas - No Programa de Atendimento Ambulatorial de Feridas, voltado para a ampliação do atendimento a pacientes nas áreas de cuidados com pele, feridas, estomias e incontinência, quase 500 beneficiários foram assistidos no último ano. Os atendimentos contribuíram para acelerar o tempo de cicatrização e reduzir riscos de complicações. Para atingir esta meta, 20 profissionais qualificados estão cadastrados no programa, entre cirurgiões vasculares, cirurgiões gerais, angiologistas, infectologistas, enfermeiras estomaterapeutas e enfermeiras dermatológicas. “Este programa está se expandindo para o interior do estado. Já temos um prestador habilitado no município de Vitória da Conquista e outro em Feira de Santana, com previsão para iniciar atendimento neste ano de 2017”, destacou Ângela Nolasco.

Saúde do Idoso - Voltado para a faixa etária acima de 60 anos e com o objetivo de contribuir para a longevidade com qualidade de vida, o Programa de Saúde do Idoso do Planserv beneficia cerca de 1900 beneficiários. Para isso, conta com cinco prestadores e 52 profissionais cadastrados, entre geriatras, nutricionistas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

Endocrinopatias – Mais de 107 mil atendimentos a pacientes crônicos, portadores de endocrinopatias com necessidade de cuidados continuados, foram ofertados em 2016 pelo Programa Ambulatorial de Endocrinopatias do Planserv. Para isso, o programa conta com 54 prestadores cadastrados, sendo 36 deles localizados em Salvador e os demais distribuídos em 18 municípios do interior do Estado. No total, mais de 170 profissionais estão cadastrados no programa, entre endocrinologistas e nutricionistas.

No Centro de Diabetes e Obesidade (CDO), unidade de rede própria do Planserv que fornece assistência ambulatorial especializada aos beneficiários com diagnóstico de diabetes e/ou obesidade, verificado um total de 13.292 atendimentos no último ano. Para isso, atuou uma equipe multidisciplinar, formada por médicos (clínico e endocrinologista), nutricionista, enfermeira, assistente social, psicólogo, educador físico, além de técnicos de enfermagem e apoio administrativo.

Ascom | Planserv

Nenhum comentário