ANUNCIANTES

Barragens das regiões de Jacobina e Senhor do Bonfim estão com níveis preocupantes

Barragem de Ponto Novo (Foto: Silvio Murta/Embasa)
A escassez de chuvas no sertão da Bahia tem causado uma diminuição acentuada nos níveis de água acumulada das barragens que abastecem os municípios das regiões de Jacobina e Senhor do Bonfim. Por causa deste cenário, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) irá reduzir, até o final deste mês, a oferta de água nos municípios de Jacobina, Caém, Saúde, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Serrolândia, Várzea do Poço, Caldeirão Grande, Ponto Novo, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Andorinha e Senhor do Bonfim.

A empresa também iniciará em breve uma campanha de conscientização para o uso racional da água distribuída nestes municípios. O mote da campanha é “Economize água. Cada gota conta” e busca alertar à população sobre a necessidade de consumir menos água para que seja possível garantir a continuidade do abastecimento regular diante dos efeitos da estiagem prolongada que acontece em toda a região.

Barragens

A Embasa dispõe na região de Jacobina das barragens de Pindobaçu, Cachoeira Grande e Itapicuruzinho, que estão com 40%, 43% e 19%, respectivamente, da capacidade de armazenamento de água. Na região de Senhor do Bonfim, as barragens de Ponto Novo, do Aipim e Prata estão com 30%, 62% e 13%, respectivamente, do volume máximo de acumulação do recurso hídrico. “Esta disponibilidade hídrica nos preocupa muito. Por isso, pedimos à população que adote hábitos conscientes de consumo da água”, alerta o gerente Regional da Embasa de Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo. Em caso de vazamentos na rua, os moradores podem informar à Embasa pelo 0800 0555 195 para que a empresa faça a correção no menor tempo possível, evitando o desperdício.
Barragem de Pindobaçu (Foto: Adriano Aleixo/Embasa)
Barragem do Aipim (Foto: Adriano Aleixo/Embasa)
Barragem de Cachoeira Grande (Foto: Adriano Aleixo/Embasa)


Dicas para Economia de Água

§ Enquanto estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou ensaboando as mãos, deixe a torneira fechada. Reabra apenas para enxaguar.

§ Ao lavar o carro, em vez de usar mangueira, use balde

§ Se possível, substitua vasos sanitários antigos, que consomem mais água, por modelos novos, com a descarga acoplada e dois fluxos (de 3 e 6 litros).

§ Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro.


§ Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e atenção: ao comprar máquina de lavar roupas ou pratos, verifique no manual o consumo de água do produto.

§ Acumule as roupas e lave de uma vez. Se for lavar a mão, não esqueça de fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa. Depois, jogue a água da lavagem de roupas em um balde e use na limpeza da casa.

§ Jamais use água para limpar a calçada e o quintal. Use a vassoura.

§ Não lave hortaliças e legumes em água corrente. Use uma bacia.

§ Instale arejadores de vazão nas torneiras. O arejador pode reduzir o consumo de água em até 80%. Os modelos mais econômicos funcionam com uma vazão fixa, espalhando a água através de microjatos.

§ Na hora de molhar as plantas, use regador em vez de mangueira. Assim você gasta muito menos.

Mais dicas podem ser acessadas no site www.eueconomizoagua.com.br

Atenciosamente

Assessoria de Comunicação da Embasa
(74) 3541 8400

Nenhum comentário