Secretária de Educação de Petrolina conhece modelo educativo de Sobral no Ceará, que é referência nacional

A secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo, conheceu o modelo de gestão educacional implantado na cidade de Sobral, no estado do Ceará. Na oportunidade, a pedagoga foi recebida pelo ex - secretário de Educação, Júlio César, e pela atual, Iracema Sampaio.

Na visita, Maéve conheceu a Casa da Avaliação da Aprendizagem, Editora Aprender, além de programas e outros projetos da Rede Municipal de Educação e as iniciativas que vem alcançando as metas todos os anos do Ministério da Educação. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da cidade cearense é um dos maiores do país, com média de 8,8. A escola Antônio Custódio de Azevedo, por exemplo, obteve nota 9,7 no IDEB.

A gestão do município cearense focou na alfabetização na idade certa das crianças de 6 e 7 anos, na avaliação da aprendizagem, na gestão escolar, na redução da evasão escolar e na valorização docente. “Conhecemos o modelo que é referencia, pois queremos implantar em Petrolina uma gestão inovadora e que gere bons resultados. Provê uma Educação de qualidade é um das missões da gestão do prefeito Miguel Coelho”, pontuou.

A secretária esteve em companhia da vice-governadora do Ceará, Izolda de Arruda, e do ex-vice-governador e ex- prefeito de Sobral, Cid Gomes, responsável pela implantação do novo sistema de educação na cidade.

De acordo com Maéve, o exitoso perfil administrativo da pasta é tão bem-sucedido que Sobral virou base para os projetos em todo Estado, como confirmou a vice-governadora de posse dos números do IDEB. “A experiência que Izolda desenvolveu na educação de Sobral deu tão certo que levou as experiências para o governo estadual como secretária de Educação do Estado e, agora, como vice-governadora. Conversamos sobre como o modelo é bem-sucedido e como a aplicação dele está trazendo bons resultados para todo o Estado e como essas experiências podem ser aplicadas em Petrolina, por exemplo”, comentou.

WELINGTON JUNIOR
JORNALISTA - ASCOM SEDUC

Nenhum comentário