ANUNCIANTES

Euclides da Cunha ultrapassa 100% de cobertura da assistência básica de saúde

Uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), uma Unidade Básicas de Saúde, um Centro de Especialidades Médicas e uma Academia da Saúde foram inauguradas em Euclides da Cunha (nordeste baiano), neste sábado (17), pelo governador Rui Costa, acompanhado do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Os novos equipamentos aumentam a cobertura no município, que já era de 100%. Rui também visitou as obras do anel viário, que vai ligar a BA-220 à BR-116, deslocando o trânsito de carretas e caminhões do dentro da cidade. Outra Unidade Básica de Saúde será entregue neste domingo (18), após receber energia elétrica, na localidade de Lagoa do Guedes.

Euclides da Cunha tem 18 postos de saúde, observou Rui, onde trabalham 24 equipes, o que corresponde a 100% de cobertura. “O Ministério da Saúde tem uma regra de que cada equipe deve atender três mil pessoas. E aqui, as 24 equipes atendem mais do que 100% dos moradores”. Segundo o governador, Salvador, a maior e mais rica cidade da Bahia, tem cobertura de apenas 30%. “Ou seja, 70% da população da capital baiana não têm acesso e atendimento regular à saúde. Essas pessoas podem ir parar na emergência de um hospital com uma doença grave, às vezes com danos físicos permanentes”.

Rui informou ainda que o Estado apoiou a construção do Centro de Especialidades, que leva o nome de Dr Humberto Freire, com R$ 1,3 milhão e os equipamentos, e nas Unidade Básicas de Saúde, a que foi inaugurada no bairro Caixa Dágua, denominada Zizinha Campos, e a que será entregue neste domingo, o Estado também ofertou os equipamentos, além dos investimentos também na UPA 24h. “Sobre o Centro de Especialidades Médicas, nós vamos conversar com os prefeitos da região, e, se houver o interesse de formar o consórcio, nós podemos ampliá-lo, dobrar a sua capacidade e transformá-lo em uma policlínica regional”.

As obras do anel de contorno já estão com a terraplanagem completa. “É um investimento de mais de R$ 2,7 milhões. Acredito que até o final de janeiro {2017] a obra esteja completa, asfaltada e sinalizada para tirar as carretas de dentro da cidade. E nós vamos voltar aqui para inaugurar esta obra importantíssima”. O governador visitou ainda a rua que está sendo calçada com recursos estaduais, onde ficam a Creche Nova América e a quadra coberta, entregues na última visita dele a Euclídes da Cunha.

O governador afirmou que a chuva que caiu durante sua visita à cidade “é muito bem- vinda, ajuda a produção local”. Ele também destacou o desenvolvimento do município nos últimos oito anos. “Investindo em bons projetos, nós atendemos às necessidade do povo. E Euclides da Cunha realizou muitas ações, em parceria com o Governo do Estado, em um período de grande crise econômica que afeta muito a arrecadação dos estados e municípios”.

Repórter: Raul Rodrigues
Fotos: Manu Dias/GOVBA
Secom

Nenhum comentário