ANUNCIANTES

Assembleia aprova projeto do deputado Bobô que institui o "Julho Amarelo"

Um mês para aumentar a conscientização permanente da sociedade para a prevenção das hepatites virais. Esse é o principal objetivo do Projeto de Lei do deputado estadual Bobô (nº 21.723/2015), que estabelece o "Julho Amarelo". A matéria foi aprovada no dia 15 de dezembro, pela Assembleia Legislativa da Bahia.

“Queremos o poder público e a população mais atentos a essas doenças silenciosas e ainda muito pouco debatidas. Tomei essa iniciativa a partir de uma audiência que realizamos na Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer com Dr. Raymundo Paraná sobre a hepatite C em ex-jogadores de futebol”, explica o parlamentar.

Para o comunista, é importante uma maior divulgação do problema e o envolvimento de todos em campanhas educativas. “O nosso projeto vai além de estabelecer um mês simbólico. A partir dele, a ideia é mobilizar a Secretaria Estadual de Saúde e as secretarias de saúde dos municípios, além de entidades que trabalham o tema, para promover ações concretas de prevenção dessas doenças”, frisa.

HISTÓRIA

Em 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) designou o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Por isso, o mês de julho tornou-se referência para o projeto.

As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado. São consideradas umas das maiores preocupações da saúde pública, uma vez que existem muitas pessoas infectadas na Bahia. Segundo dados da Sesab, foram notificados e confirmados 3.210 casos no ano de 2014 e 2.194 no ano passado.

Cláudio Mota - REG. 4811, SRTE-BA
Ascom do deputado

Nenhum comentário