ANUNCIANTES

Planserv integra campanha de prevenção da lesão por pressão

Conscientizar a população e em especial os profissionais ligados à área da saúde, sobre a prevenção de Lesões por Pressão, feridas muito comuns em pessoas acamadas e impossibilitadas de mudar de posição. Este é o objetivo da campanha internacional “Mude de Lado e Evite a Pressão”, que no Brasil será realizada até o final do mês de novembro pela Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest). Na Bahia, o Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais apoia a campanha através da realização de um encontro para discutir as formas de atuação voltadas para a prevenção de lesões por pressão e outros temas relacionados ao tratamento de feridas.

O evento será realizado pelo Núcleo de Feridas da Coordenação de Prevenção da Assistência no dia 29 de novembro na sede do Planserv (auditório localizado no 3º andar), na Avenida ACM. Beneficiários do Planserv, participantes ou não do Programa de Feridas, interessados em participar, devem garantir sua inscrição prévia gratuita enviando nome completo para o e-mail prevencao.feridas@planserv.ba.gov.br.

O Programa de Atendimento Ambulatorial em Feridas do Planserv apoia a campanha e iniciativa da Sobest tendo em vista que o desenvolvimento da lesão por pressão, popularmente conhecida como escara, implica em sofrimento e tratamento prolongado. “A recomendação da Sobest e do Planserv é a mesma: prevenir”, explicou a Coordenadora de Prevenção do Planserv, Enfermeira Ângela Nolasco. A principal data da campanha é o 17 de novembro, Dia Mundial de Prevenção da Lesão por Pressão.

De acordo com as enfermeiras do Núcleo de Feridas, da Coordenação de Prevenção do Planserv, Daniele Vieira e Ursula Calixto, os pacientes acometidos por lesões cutâneas que não contam com um tratamento adequado correm o risco de desenvolvimento de infecções e uma piora significativa da ferida. “Os pacientes restritos ao leito requerem colaboração de um familiar, cuidador ou um profissional para realizar as trocas de posição de forma pontual. Em certos casos, a falta de cuidado do profissional específico pode ocasionar uma série de complicações clínicas”, explicam.

Programa de Feridas - O Programa de Atendimento Ambulatorial em Feridas do Planserv amplia o acesso aos serviços prestados aos seus beneficiários através de um acompanhamento ambulatorial regular nas áreas de cuidados com pele, feridas, estomias e incontinências. Os objetivos são a redução do tempo de tratamento para beneficiários com diversos tipos de lesões cutâneas; a prevenção ao reaparecimento de feridas; a aceleração do tempo de cicatrização; a redução dos riscos de complicações; a melhoria do custo-benefício do tratamento, especialmente em clientelas mais suscetíveis como idosos e diabéticos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Um dos importantes critérios para inclusão dos beneficiários no programa é a presença de lesões cutâneas crônicas”, destaca a Enfermeira Ângela Nolasco.

Ascom | Planserv

Nenhum comentário