ANUNCIANTES

Inconformados com derrota, eleitores vão ao Fórum de Conceição do Coité reclamar de ‘supostas’ irregularidades em urnas eletrônicas

Centenas de pessoas se reuniram desde o meio da tarde desta segunda-feira, 03, em frente ao Fórum Durval da Silva Pinto, para reclamar de ‘supostas’ falhas nas urnas eletrônicas durante as eleições do último domingo (2).

Segundo informações, tudo começou quando alguém lamentou a derrota do candidato Vertinho nas urnas do Bairro Açudinho, principal reduto político do grupo e teria chamado os eleitores do bairro de ‘fracos’. “Ai o pessoal começou a mobilizar e convocar as pessoas nas redes sociais para irem até o fórum, pois, alegaram que podia ter acontecido algo de errado somente quando o voto era para Vertinho. Tinha gente falando que digitava o número de Vertinho e não aparecia a foto, então resolveram ir ao fórum buscar explicação”, contou uma mulher que preferiu não se identificar.

A partir da chegada de um grupo do Açudinho, foi aumentando com pessoas de outros bairros e do centro da cidade, e a lamentação era a mesma, “que teve irregularidade nas eleições e que Vertinho jamais perderia a disputa”.
O momento ficou mais tenso quando alguns carros que prestaram serviço a Justiça eleitoral se preparavam para sair e foram impedidos pelos manifestantes e quando saíram as pessoas davam murro e chutavam, chegou à primeira viatura e mesmo assim a multidão não aceitava sair da frente, naquela altura, eles já comentavam que tinham autoridades dentro do fórum e que só saíam de lá com uma explicação sobre as “supostas irregularidades das urnas”.

Eles afirmavam a todo instante que havia um desembargador em reunião com o juiz e Vertinho e que a Polícia Federal estava vindo para tratar do assunto, e também exigiam o ‘segundo turno’ em Coité. Outras pessoas lamentaram a quantidade de abstenção na eleição (aproximadamente 6 mil pessoas) , que o candidato que votaram jamais perderia para Assis na sede, enfim, muita gente com queixas diversas.

A pedido do juiz de Direito da Comarca de Conceição do Coité, Doutor Gerivaldo Neiva, o advogado Enrico Araújo, ligado a coligação A Voz do Povo que foi encabeçada por Vertinho e Renato esteve na frente do fórum e pediu para que as pessoas fossem para casa, que não havia ninguém no fórum conforme foi divulgado e que qualquer situação o jurídico da coligação resolverá posteriormente, mas os manifestantes não aceitaram e permaneceram no local.

Uma serventuária da justiça que a todo momento dizia que não tinha ninguém no fórum a não ser ela e mais duas pessoas, teria pedido a Policia para levá-la até sua casa por não está se sentindo bem.Com a saída da viatura ficou apenas quatro guardas municipais e um segurança do fórum tentando controlar os ânimos dos manifestantes que seguravam e balançavam a grade. Se sentido ameaçado, o segurança fez um disparo para cima para tentar dispersar a multidão, mas não resolveu, um grupo derrubou a grade e ocupou o espaço, momento que o segurança saiu a pé, dezenas de pessoas o acompanharam, mas não teve mais nenhum incidente.

O ultimo episódio já estava às escuras, quando um grupo resolveu pegar pneus e galhos de árvores e colocaram fogo no cruzamento da rua principal que liga o centro da cidade a Ciretran. O policiamento foi reforçado com a chegada de quatro guarnições.

Juiz negou qualquer irregularidade na votação e lamentou o mau uso do Facebook

O juiz deu entrevista a uma emissora de rádio da cidade para informar a população de Coité que “hoje a tarde circulou um boato a respeito de novas eleições, de anulação da eleição, que haveria segundo turno.Eu gostaria de advertir a todos que isso não passa de um boato de redes sociais, as eleições de Conceição do Coité ocorreram dentro da maior normalidade, sem nenhum recurso, sem nenhum problema. Peço a população que tenha calma, alguns problemas os advogados devem resolver dentro de justiça, não através de atos de violência e vandalismo. Coité é uma cidade pacifica, de pessoas que respeitam a lei e é assim que tem que ser, e repito, algum problema se resolve na justiça”, afirmou o juiz.

O magistrado também usou sua página do Facebook

“Esclareço a todos que a eleição em Coité se encerra no primeiro turno, pois temos perto de 50 mil eleitores e o segundo turno só é previsto para municípios com mais de 200 mil eleitores. Depois, as eleições em Conceição do Coité ocorreram na mais absoluta normalidade, as urnas eletrônicas funcionaram sem problemas e o resultado da eleição espelhou a vontade dos eleitores.

Lamentável que o Facebook sirva para atos de tamanha irresponsabilidade, que serão devidamente apurados pela polícia e os culpados serão punidos na medida de suas responsabilidades.

Por fim, peço calma e serenidade a todos e deixo meu compromisso de que todos os problemas levados à justiça eleitoral serão prontamente analisados.

Fonte: Calila Notícias

Nenhum comentário