Publicidade

publicidade

http://uauhost.com.br http://uauhost.com.br Olá! Seja bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você bem Informado...  Jaguarari-BAHIA,

Andorinha vai realizar exames preventivos de câncer de colo de útero e de próstata no próximo sábado (22)

Moradores da zona rural de Andorinha receberão no próximo sábado, 22 de outubro, a partir das 7 horas da manhã, atendimento gratuito por meio dos programas Saúde da Mulher e Saúde do Homem. Os procedimentos realizados serão exames preventivos de colo do útero (Papanicolau) e de PSA (Antígeno Prostático Específico), relativo à próstata.

As ações de saúde serão realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com a prefeitura de Andorinha. Todos os exames serão gratuitos e os cadastros estão sendo realizados pelos agentes comunitários de saúde que trabalham na zona rural do município. Documentos necessários, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

O atendimento é prioritário para população rural do município e vai acontecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) que fica localizada na entrada da cidade. Homens com idade entre 45 e 80 anos e mulheres em idade fértil estão aptos para realizar os respectivos exames.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, no Brasil. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais incidente no sexo masculino, representando cerca de 10% do total deste problema de saúde.

Já o câncer do colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por esta doença, no País, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer.

O projeto é voltado para melhoria e qualidade de vida da população Rural (homem e mulher do campo), gerando oportunidades de educação para saúde e prevenção de doenças de homens e mulheres do meio rural, contribuindo para melhoria da qualidade de vida.

Ascom Andorinha

Nenhum comentário