ANUNCIANTES

ANDORINHA RECEBE O SAÚDE SEM FRONTEIRAS RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

Atenção mulheres de 50 a 69 anos do município de Andorinha, começa hoje (10) atendimento do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Até o dia 17, a população feminina, cerca de mil mulheres que estão na faixa etária indicada, pode realizar, gratuitamente, o exame de mamografia para a detecção precoce do câncer de mama. A unidade móvel da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estará estacionada na Praça de Eventos, em frente ao Colégio Noêmia Vítor. Para o atendimento, das 7 às 18h, é preciso levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

"O atendimento no Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento", explica Ivonildo Dourado, diretor de Projetos Estratégicos da Sesab.

De acordo com os especialistas, quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. "Por isso, é extremamente importante que a mulher faça o exame de mamografia", afirma Ivonildo Dourado.

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Nenhum comentário