ANUNCIANTES

Ibametro divulga resultado da Operação Cosme e Damião

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) divulga o resultado da Operação Cosme e Damião, realizada no período de 12 a 14 de setembro, na capital baiana. Das mais de 100 amostras de produtos fiscalizadas, 7% foram reprovadas por estarem abaixo do peso. São eles: o leite de coco, o azeite de dendê e vela de sete dias, além do camarão seco, castanha e amendoim, embalados nos próprios estabelecimentos. A festa é celebrada entre os dias 26 e 27 de setembro.

Durante a operação, os fiscais percorreram desde grandes supermercados até mercadinhos de bairro para verificar se itens largamente consumidos para fazer os famosos carurus em homenagem aos santos estão sendo vendidos com a pesagem correta.

“Nós fazemos essa fiscalização de modo permanente, verificando vasto universo dos chamados produtos pré-medidos, que são àqueles embalados na ausência do consumidor. Mesmo assim, é importante que o cidadão esteja alerta e denuncie ao órgão qualquer suspeita de irregularidade pelo telefone 0800.071.1888”, ressalta o diretor-geral do Ibametro, Luiz Freire.

Outros produtos fiscalizados foram: feijão fradinho, quiabo, milho de pipoca, arroz branco, farinha de mandioca, além de balas e doces vendidos em pacotes, que nos festejos são distribuídos para as crianças. Todos esses itens são chamados de produtos pré-medidos.

Irregularidades: Além de constatar irregularidades no ato da fiscalização nas ruas, os fiscais do órgão recolheram amostras de produtos diversos para exame em laboratório.

Os pontos comerciais notificados terão dez dias para apresentar defesa junto ao Ibametro. O estabelecimento em que for comprovada a irregularidade pode receber multa cujo valor varia conforme o grau de irregularidade.

Ascom – Ibametro

Nenhum comentário