ANUNCIANTES

Estudantes de Jaguarari produzem documentário sobre o artesanato de palha

Os estudantes do Curso Técnico em Administração do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru, em Jaguarari, a 405 Km de Salvador, produziram um documentário sobre o artesanato de palha, buscando valorizar a cultura local. O filme “Artesanato de Palha de Jacunã: Grupo geração jovem por um futuro melhor” será exibido até o dia 28 de setembro, na unidade escolar, e tem como objetivo também ser distribuído para outras escolas.

“O artesanato de palha é um trabalho tradicional da localidade. Eles produzem chapéus, esteiras, tapetes, bolsas, chaveiros e lembranças em geral. A produção do vídeo é uma parceria com o Departamento de Cultura da prefeitura, que disponibilizou o equipamento e logística para dois dias de gravação”, explicou a professora e coordenadora do projeto, Karine Tafre. Ela ainda ressalta que os alunos passaram por oficinas e foram responsáveis por toda a concepção do trabalho, do roteiro ao acompanhamento da edição.
Além do vídeo, os estudantes realizaram um plano para ajudar a cooperativa a gerir o negócio. “Muitas vezes as artesãs gastam mais do que ganham, por isso aplicamos o que aprendemos no curso para ajudar as trabalhadoras. Fizemos o documentário em três momentos: uma parte contando a história do artesanato de palha, outra contando o projeto que estamos realizando e um bate-papo ouvindo as artesãs sobre o seu trabalho e vida pessoal”, destacou a estudante Thayná Ferreira, 17 anos.

“É muito importante estarmos podendo viver na prática o que aprendemos no curso. Tudo isso mostra o comprometimento de professores e gestores com a nossa formação. Espero continuar a participar de mais experiências como essa”, afirmou o estudante Alisson Bispo, 15.



Fotos: Divulgação
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário