ANUNCIANTES

Gincanas e apresentações de arte e cultura marcam o dia do Estudante nas escolas estaduais‏

Para comemorar o Dia do Estudante, celebrado nesta quinta-feira (11), os colégios da rede estadual de ensino da capital e interior estão promovendo atividades como gincanas e apresentações dos projetos de arte e cultura desenvolvidos pelos estudantes. Muitas das ações pedagógicas prosseguem até sexta (12) envolvendo a participação das famílias.

Em Salvador, os estudantes do Colégio Estadual Alípio França participaram, na manhã desta quarta-feira (10), na área aberta da escola, de uma aula de dança com o foco no Jazz, ministrada por três ex-estudantes da rede estadual e coreógrafos. A partir das 18h, os estudantes serão levados para o Teatro Gregório de Mattos, onde assistirão ao espetáculo teatral “Curral Grande”, que trata sobre a segregação nas raízes históricas e sociopolíticas do Brasil. A atividade, que será seguida de debate sobre o tema abordado, é uma parceria com o Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho 5ª Região – Bahia (AMATRA-5).

Já os estudantes do Colégio Estadual Luiz Felipe Fernando Macedo Costa, também de Salvador, contarão com uma programação musical, às 13h, na unidade escolar. A confraternização terá a presença do rapper Dexter.

No interior - No Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira, localizado em Potiraguá (586 km de Salvador), a data será marcada pela Gincana Escolar, nestas quarta e quinta-feira (10 e 11). Com o tema “Protagonismo Juvenil - Novo tempo de entender o mundo”, os alunos vão realizar provas com intervenções artísticas, como teatro, dança e música, além da confecção de brinquedos e mural ilustrativo.

A professora e organizadora da Gincana, Isis Thame, destaca o objetivo do evento. “A ideia é promover a integração e socialização entre os alunos, conscientizar para a preservação do patrimônio da escola, do acervo didático, alertar e prevenir contra o uso de drogas, além de conhecimentos de novas culturas,” conta.

O estudante Breno de Souza, 16 anos, que integra a equipe “Sabotagem” fala sobre os desafios da gincana. “Estamos nos organizando em grupos para dar conta do trabalho. Entre as provas, vamos apresentar a história do cantor Tim Maia, ressaltando sua importância para a música popular brasileira. Também vamos confeccionar uma pipa que deve ser feita na hora, por isso temos que estar afiados”, explica. Já a estudante Roberta Lima, 14, integrante da equipe “Ô, Beleza!” ressalta a importância do evento na escola. “Esses trabalhos tem um fator muito legal de integração entre os alunos. Nós saímos da sala de aula para produzir outros conhecimentos. Com certeza isso une muito a escola”, conclui.

O Colégio Estadual José Palles Sobrinho, no município de Encruzilhada (616 km da capital), iniciou na noite desta terça-feira (9), a V Gincana Cultural do CEJPS. Além das tarefas da gincana, ao longo da semana também serão realizadas as seletivas na escola dos projetos de arte e cultura como o Festival da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Festival da Canção Estudantil (Face), Festival Estudantil de Teatro (Feste) e Dança Estudantil (Dance).

De acordo com a diretora Márcia Fátima Barbosa, as atividades promovem uma maior interação entre os estudantes e a comunidade escolar. “Para cumprirem as tarefas pedidas na gincana eles executam trabalhos de pesquisa que contribuem para o aprendizado deles, pois, melhoram suas performances em sala de aula, inclusive a disciplina”, diz a gestora.

A estudante Ane karoline Vieira, 19 anos, do 3° ano, conta que está animada para a programação. “Já fizemos uma tarefa prévia onde ajudamos a revitalizar todo o jardim do colégio e ficou muito bonito. Estou ansiosa para apresentar meu álbum do EPA sobre ex-professores do colégio, recitar um poema de uma colega para o TAL e executar as tarefas dos próximos dias”, revela a integrante da equipe “Winners”.

Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação - ASCOM

Nenhum comentário