ANUNCIANTES

Atiradores de elite do Bope observaram os jogos olímpicos na Arena Fonte Nova‏

Em locais distintos da Arena Fonte Nova, em Salvador, uma dupla composta por um 'sniper' (atirador especial) e um 'spotter' (observador) se ajeitava entre os bancos e observava a movimentação das pessoas durante as dez partidas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 realizadas no estádio, com a última encerrada no sábado (13). O objetivo dos militares do Batalhão de Operações Policiais Especias da PM foi acompanhar qualquer tipo de comportamento diferente, passar essas informações para as equipes de pronta resposta espalhadas pelo estádio e, em último caso, sob ordem superior, disparar contra um possível agressor.

Alta concentração, facilidade com cálculo e excelente desempenho nas atividades de tiro de precisão são as características dos 'snipers'. Os militares que se destacam nessa especialidade durante os cursos de formação para virar ‘caveira’ são encaminhados para capacitação nessa área. Na Arena Fonte Nova, o atirador policial estava equipado com um fuzil hk psg, calibre 762, que tem o alcance de 600 metros com precisão e um telemetro (ferramenta semelhante a um binóculo) que informa a distância para o alvo.
Já o observador utilizou uma luneta de espotagem, que tem o alcance de 600 metros. Ele vasculhou todos os cantos do estádio. Outras duas duplas de atirador e observador ficaram posicionadas no Departamento de Polícia Técnica (DPT), localizado na Avenida Centenário e no Grupamento Aéreo da PM, no Aeroporto Internacional de Salvador. Semanalmente, os 'sniper's e os 'spotters' do Bope realizam dois treinos de tiros de precisão e de caçador (os militares atiram enquanto se movimentam).

“Estamos aqui preparados para atender as demandas que fogem do convencional. No efetivo do Bope, procuramos ter militares com especialidades diversas, inclusive o de atirador especial. Estamos com a meta, ainda neste ano, de promover um curso de atirador policial de precisão e algumas pendências burocráticas estão sendo agilizadas para que isso ocorra”, informou o comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Coutinho.

Fotos: Alberto Maraux/Ascom SSP
Secom

Nenhum comentário