ANUNCIANTES

Luís Eduardo Magalhães: Festival LEM Gastronomia chega a sua terceira edição‏

Para celebrar a gastronomia de raiz e brindar a diversidade cultural, o Festival LEM Gastronomia chega a sua terceira edição propondo desvendar através da culinária os sabores do “Brasil Bem Temperado”. Neste ano, mais de 40 profissionais, entre chefs e oficineiros, vão conduzir cerca de 60 atividades gratuitas. O evento acontece entre os dias 5 e 7 de agosto, no espaço do Sindicato dos Produtores Rurais de LEM (SENAR), na cidade de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia.
O Festival, conhecido por reunir sabores de todo o país, trás muitas novidades nesta edição. A chef Rosa Gonçalves, coordenadora do LEM Gastronomia, menciona que entre ações do evento, o público vai participar colocando a “mão na massa”. "Vamos convidar as pessoas para ajudarem a preparar pratos regionais, de cada parte do Brasil, como a Pamanhada, Arroz de Puta Rica, Pato no Tucupi, Buchada de Bode, Sarapatel, Maxixada Quilombola e até cuscuz recheado com carnes defumadas da própria região”.  Rosa ainda ressalta que “este será um dos festivais mais saborosos de todos os tempos”.
O evento contará com aulas-show ministradas por convidados, chefs e profissionais da área, além de oficinas gastronômicas e rodas de conversas temáticas abertas ao público, sempre com acesso gratuito. Rosa conta que o Festival vai manter dois espaços das edições anteriores, a Cozinha do Interior e o Acampamento Gaúcho. Neste locais serão produzidos pratos regionais, a citar as tachadas, porcos no rolete e costelões assados. Os chefs terão o compromisso de utilizar ingredientes do Oeste baiano para prepararem seus pratos, tendo como  meta o uso de 100% de ingredientes regionais.
Oito mil pessoas, entre estudantes, profissionais da área, moradores da região oeste e profissionais dos vários segmentos da cadeia produtiva da alimentação, são esperadas para os três dias de evento. O LEM Gastronomia vai contar com chefs dos estados de Sergipe, Pernambuco, Tocantins, Amazonas, além de vários municípios da Bahia, como Ilhéus, Itacaré, Barreiras, Salvador e também do próprio município, Luís Eduardo Magalhães.
Uma feira expositiva de produtos alimentícios e de equipamentos para bares, restaurantes e hotéis, também funcionará durante o evento, bem como a já conhecida feira de produtos da agricultura familiar e da rede de economia solidária. O estival também contará com apresentações de grupos culturais nativistas gaúchos e nordestinos, uma área de lazer infantil e um palco de shows para os artistas da região oeste.
Evento em paralelo
O primeiro dia do LEM Gastronomia coincide com o final do “Encontro dos Engenheiros Agrônomos do MATOPIBA (sigla da fronteira agrícola dos estados de Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia), nos dias 04 e 05 de agosto. O evento estima receber cerca de 500 profissionais no auditório do SENAR, que fica na mesma área do Sindicato.
O Festival
Com o objetivo de pesquisar, registrar e divulgar a gastronomia de raiz do oeste baiano, a terceira edição do evento, resgata a memória e ancestralidade do povo brasileiro, através da culinária de Luís Eduardo Magalhães; cidade formada por pessoas vindas de várias regiões do Brasil. Este ano, o Festival consolida a parceria com as associações locais de produtores da agricultura familiar, como a Associação Caliandra de Artesãos, e também a Anibralem que congrega os descendentes de japoneses, além da Associação Santaritense de Artesãs (ASAS), a Associação Pró-Cultura de Formosa do Rio Preto e o CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Sinuelo dos Gerais.
O evento é uma realização da Escola de Gastronomia Rosa Gonçalves, com apoio da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem); do Crea-Bahia; do Sindicato dos Produtores Rurais de LEM e do Governo da Bahia através da Superintendência de Economia Solidária da Setre. 
Sobre a Chef Rosa Gonçalves
A chef Rosa Gonçalves coordena a terceira edição do Festival, através da Escola de Culinária e Buffet, que leva o seu nome. ela atualmente realiza o projeto "Raízes Gastronômicas da Bahia", que tem o objetivo de pesquisar e divulgar a gastronomia do estado. Com know-how, a partir dos anos de pesquisa da gastronomia baiana, Rosa,  além de idealizar e coordenar todas as edições do LEM Gastronomia, realizou o I Festival Gastronômico da Costa do Dendê, em Valença em 2013; o XIII Festival da Tainha de Barra Grande, em Maraú em 2014 e o I e II Festival Sabores de Itacaré em 2014 e 2015.
EVENTO
III Festival LEM Gastronomia
Data: 05 a 07 de agosto
Horários: 11h às 22h - dia 05 (sexta-feira)
Abertura oficial às 18h com presença do prefeito de LEM.
11h às 22h - dia 06 (sábado)
10h às 15h - dia 07 (domingo)
Local: Espaço do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SENAR)
Evento com acesso e atividades gratuitas
Nos acompanhe na rede
Instagram: @lemgastronomia
Acesso as fotos do evento: www.flickr.com/lemgastronomia

Nenhum comentário