ANUNCIANTES

Juventude é público da 24ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido‏

Anualmente, o Irpaa realiza a Escola de Formação para Convivência com o Semiárido, que contribui na formação de agricultores/as, estudantes, agentes de campo, militantes que atuam no Semiárido brasileiro, com o objetivo de formar multiplicadores/as da proposta de Convivência com o Semiárido. Este ano, na sua 24ª edição, a Escola vai acontecer entre os dias 04 e 15 de julho e têm como público a juventude, oriunda de diferentes partes do Nordeste: Bahia, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Piauí e Paraíba.

Com o tema “Semiárido Vivo, nenhum direito a menos!”, que faz menção as ameaças e retrocessos dos direitos conquistados pelo povo do Semiárido, seja no campo ou na cidade, os/as jovens vão refletir e debater os desafios, perspectivas e as políticas públicas voltadas para a juventude do Semiárido, considerando a atual conjuntura política, econômica e social do país.

A partir de uma programação que começa diariamente às 6h, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro, a juventude vai participar de atividades teóricas e práticas, ministradas pela equipe do Irpaa, que contemplam temáticas ligadas aos Eixos de atuação da instituição: Terra, Clima e Água, Produção, Educação e Comunicação. Visitas de campo também constam na programação, que inclui ainda uma noite cultural, místicas e diversos momentos de troca de experiencias entre as/os jovens.

Dentro da programação, este ano a novidade é o debate acerca do saneamento básico, incluindo a discussão voltada para as particularidades do meio rural. Este tema será abordado tanto de forma teórica quando a partir da visita a um experimento de reaproveitamento de água oriunda de esgoto, uma tecnologia chamada BET (Bacia de Evapotranspiração) que vem sendo testada no Centro de Formação.

No final da Escola, os/as jovens são convidados/as a firmar o compromisso de levar todo o debate realizado para suas comunidades, estimulando o engajamento da juventude na luta pela consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido.

Érica Daiane Costa: (74) 9967-0236/ 8849-5491

Gisele Ramos (74) 9911-9375

Raimundo Fábio: (74) 8103-7085/8813-8784


Comunicação IRPAA

Nenhum comentário