ANUNCIANTES

Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões pretende alcançar recordes de vendas em sua nona edição

O distrito de Pinhões, comunidade que tem sua economia voltada para agricultura de subsistência e que destaca a caprinovinocultura como seu grande sustentáculo, será palco de 29 a 31 de julho da IX Feira de Caprinos e Ovinos, uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) em parceira com Associação dos Produtores Rurais do Vale Rio Curaçá – APROVRIC.

O evento tem se consolidado como uma alternativa viável no município, melhorando a cadeia em vários aspectos, que vai desde a comercialização (considerada um gargalo para o setor), aumento da alta estima do produtor, melhoramento genético e maior inserção dos jovens na atividade.

O distrito, localizado às margens da BR 235, a 72 km da sede do município de Juazeiro – BA, também tem evidenciado o seu potencial como área de alto potencial na produção de animais.

“Este ano estamos bem otimistas, acredito que teremos recordes de vendas com investidores de outras regiões como: empresários da área gastronômica, donos de frigoríficos, comerciantes e futuros criadores. Além de tudo, teremos uma programação rica e diversificada”, declarou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira.

Para o analista do Sebrae e coordenador do Programa Bioma Caatinga, Robério Araújo, Juazeiro está a passos largos na frente de muitos municípios da nossa região, porque há mais de 10 anos os Distritos são incentivados a realizarem as Feiras de comercialização e de integração produtiva das comunidades. Segundo Robério, começou em Massaroca e Pinhões, e hoje Juazeiro já realiza feiras nos distritos de Juremal, Massaroca, Pinhões, Itamotinga e Maniçoba. E ainda de acordo com o coordenador do Bioma Caatinga, Carnaíba do Sertão e Junco/Salitre já manifestaram o interesse e buscam apoio para a realização de suas feiras de caprinos e ovinos. “Só quem viu lá atrás sabe a ascensão da melhoria do rebanho dessas regiões. Com o apoio do Poder Publico Municipal, que entendeu a necessidade, é que foi possível a manutenção desses importantes eventos para o desenvolvimento da caprinocultura e ovinocultura em nossa região” destacou Robério Araújo.

A Feira de Caprinos e Ovinos de Pinhões, que está em sua nona edição, proporciona a comunidade oportunidades de integração, troca de experiência, permuta de reprodutores entre expositores, e oportunidades de negócios que engloba todo o segmento comercial local, melhorando a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores. O evento conta com a parceria da ADAB, SEBRAE, UNIVASF, Governo da Bahia, IRPAA, COOAFJUR, Mineração Caraíba, Banco do Nordeste, Embrapa Semiárido, Policia Militar, Cesol, DNOCS, UNEB, STRJ, Rádio Juazeiro, Governo Federal e Programa Bioma Caatinga.

Programação:

Sexta-Feira - 29/07/2016

16 h – Abertura do Parque para a chegada dos animais;

18h – Inscrição das cabras e esvaziamento dos úberes dos animais que irão participar do torneio leiteiro;

19h – Abertura Oficial da Feira;

19h30 – Apresentação cultural - Quadrilha junina (Escola Municipal Raimundo Clementino de Souza);

21h – Coquetel;

21h às 00h - Show musical.



Sábado – 30/07/2016

08h - Abertura do parque para a chegada dos animais;

08h15 – Abertura do parque ao público para visitação;

08h30 – Primeira ordenha do torneio leiteiro;

10h – Palestra sobre a reforma previdenciária e crédito rural (STRJ)

17h30 – Segunda ordenha do torneio leiteiro;

16h às 00h- Show musical.



Domingo – 31/07/2016

08h30 – Terceira ordenha do torneio leiteiro;

08h – Seleção dos lotes das raças nativas e naturalizadas levando em consideração o sistema de criação, uniformidade dos animais, rusticidade e adaptabilidade;

10h – Premiação das categorias vencedoras;

17h às 22h- Show musical.



Josenaldo Rodrigues – Coapseri/Programa Bioma Caatinga

Nenhum comentário