SITE EM MANUTENÇÃO

Publicidade

publicidade

www.leomagalhaes.com.br Olá! Seja bem Vindo(a) ao Maior Portal de Notícias do interior do Estado da Bahia. Você bem Informado...  Jaguarari-BAHIA,

FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DE PINHÕES, JUAZEIRO-BA: OPORTUNIDADE DE BONS NEGÓCIOS NA CAPRINOVINOCULTURA

Sessenta produtores rurais deverão levar cerca de seiscentos animais para expor na feira que já faz parte do calendário de eventos agropecuários do Vale do São Francisco. Para José Wilson Chaves, mais conhecido como Chaveco, engenheiro agrônomo, coordenador do evento, é uma oportunidade para os criadores de caprinos o ovinos da região trocarem tecnologias, fazerem o melhoramento genético de seus rebanhos e também venderem seus animais por um preço mais justo. “Em um evento desses, o produtor consegue elevar em sessenta e às vezes até cem por cento o valor de um carneiro ou de um bode” destacou Chaveco.

Torneiro leiteiro

Durante a feira de Pinhões os produtores também terão a oportunidade de participar do torneio leiteiro. As cabras inscritas serão ordenhadas duas vezes no sábado, dia 30, e uma vez no dia 31, domingo. Os proprietários das cabras que se destacarem receberão premiação em dinheiro.

Melhoramento genético

Para Rafael Sene, veterinário, supervisor do Programa Bioma Caatinga, que dá assistência técnica e gerencial a produtores de caprinos e ovinos no Distrito de Pinhões, a feira é estratégica por ficar próxima dos municípios de Curaçá e Uauá e isso possibilita uma participação maior de produtores de outras comunidades fora de Juazeiro. “Esse encontro de criadores agrega valor a cadeia produtiva. Porque além de acontecer uma troca de experiência, muitos deles vão vender sua genética e isso é importante para melhorar a qualidade dos animais de quem quer ganhar dinheiro com caprino e ovino” destacou Rafael.

Oportunidade de negócios

Segundo o Agente de Desenvolvimento Rural Sustentável, do Bioma Caatinga, José Fagundes, boa parte dos produtores de Pinhões, vai aproveitar a feira para colocar a venda animais para abate. “Para eles é uma vitrine muito boa já que esperamos uma visitação de cerca de três mil pessoas por dia” disse Fagundes.

A Feira de Caprinos e Ovinos de Pinhões é organizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro (SEAPA) em parceria com a associação de Produtores Rurais do Distrito.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira – 29/07/2016
16h – Abertura do Parque para a chegada dos animais;
18h – Inscrições das cabras e esvaziamento dos úberes dos animais que irão participar do torneiro leiteiro;
19h – Abertura oficial da Feira;
19h30 – Apresentação cultural – Quadrilha junina (Escola Municipal Raimundo Clementino de Souza);
21h – Coquetel
21h às 00h – Show musical.

Sábado - 30/07/2016
8h – Abertura do parque para chegada dos animais;
8h15 – Abertura do parque ao público para visitação;
8h30 – Primeira ordenha do torneio leiteiro;
10h – Palestra sobre a reforma previdenciária e crédito rural (STRJ);
17h30 – Segunda ordenha do torneio leiteiro;
18h às 00h – Show musical

Domingo – 31/07/2016
8h – Seleção dos lotes das raças nativas e naturalizadas levando em consideração o sistema de criação, uniformidade dos animais, rusticidade e adaptabilidade;
8h30 – Terceira ordenha do torneio leiteiro;
10h – Premiação das categorias vencedoras;
12h – Encerramento.

Josenaldo Rodrigues – Coapseri/Programa Bioma Caatinga

Nenhum comentário