ANUNCIANTES

Estudantes de Jaguarari e Campo Formoso disputam vagas para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Com cerca de 550 alunos/atletas de 12 a 17 anos, representando mais de 30 municípios baianos, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb realiza, neste sábado, dia 23, a etapa estadual dos Jogos escolares da Juventude. A abertura oficial será às 13h, no Sesi de Simões, local que concentra maior número de provas, mas com disputas também acontecendo na Piscina Olímpica da Bahia (Bonocô) e no Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela).

Vitrine para revelação de novos talentos esportivos, a etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude deste ano ganha um clima especial por acontecer poucos dias antes da abertura oficial dos Jogos Rio 2016, marcada para 5 de agosto. É neste clima de olimpíada que alunos atletas da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), e também de municípios baianos como JAGUARARI , CAMPO FORMOSO , Barreiras, Juazeiro, Canavieiras, Paulo Afonso, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, dentre muitos outros, disputam, no Sesi de Simões Filho, as provas de atletismo, judô, xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia e luta olímpica. A competição de natação será realizada na Piscina Olímpica da Bahia (Bonocô) e as de ginástica rítmica no Colégio Salesiano Dom Bosco, na Paralela. Em todos os três locais, as provas acontecerão entre 13h e 17h.

Dos 132 atletas inscritos , no atletismo , Jaguarari , através de uma parceria vitoriosa entre a ESCOLINHA DE ATLETISMO FLAMENGO , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO e PREFEITURA MUNICIPAL , que disponibiliza transporte , leva a maior delegação para a seletiva estadual , com alunos da Escola Municipal de Produção , Colégio Estadual Walter Brandão , COOPEJ , Escola Branca de Neve , CETEP , Colégio Estadual Luiz Viana , Escola Municipal João Ferreira Matos e Colégio Municipal de Araras , do Município de Campo Formoso. No ano passado Jaguarari dominou a competição , cedendo mais da metade dos convocados para a Seleção Baiana que foi aos Jogos em Fortaleza 12 a 14 anos e em Maringá 15 a 17 anos , inclusive , fezendo história com a conquista de duas medalhas de bronze , uma em Fortaleza com o atleta ALESSANDRO DA SILVA SOUZA na prova dos 1.000 metros rasos e outra em Maringá com RAILANE BATISTA DA SILVA na prova dos 3.000 metros rasos. Eles estarão na disputa por uma vaga e treinaram porque sabem que a cada ano a competição fica ainda mais disputada e neste a SUDESB estabeleceu índices para cada prova , sendo assim não basta vencer a prova como nos anos anteriores.

O objetivo da etapa baiana é selecionar atletas das redes de ensino público e privado, com faixa etária de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, para representar a Bahia na maior competição de esporte estudantil do Brasil, que são as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude a serem realizadas em João Pessoa/Paraíba, em setembro (12 a 14 anos) e novembro (15 a 17 anos). A competição nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A seletiva escolar é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e com apoio da Secretaria de Educação. Os atletas baianos classificados para a etapa nacional viajarão até João Pessoa com as passagens e uniformes cedidos pela Sudesb.

EAF

Nenhum comentário