ANUNCIANTES

Secretário Walter Pinheiro destaca papel das universidades estaduais na educação básica‏

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia irá estreitar, ainda mais, a relação com as quatro universidades estaduais da Bahia (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb), segundo afirmou o secretário Walter Pinheiro, nesta quinta-feira (16), durante a posse dos novos 29 diretores dos Departamentos da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Para Pinheiro, as universidades têm um acumulado histórico e podem contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação básica, nas suas diferentes modalidades.

“Não enxergo tocar a Educação Básica, a Educação Profissional, fazer a Educação na Bahia de forma apartada do trabalho das universidades. Eu até tenho dito sempre que, às vezes é muito comum que as pessoas busquem parcerias com universidades fora do nosso Estado, quando temos quatro boas, quatro ótimas universidades que podem com sua expertise e, principalmente, com sua experiência com todos estes traços da nossa Bahia, contribuir muito para que a gente possa aprimorar e dar salto de qualidade da educação”, afirma.

A perspectiva, segundo Pinheiro, é aprimorar o diálogo e, sobretudo, estabelecer um trabalho conjunto com as estaduais. “As universidades não podem trabalhar conosco como entidades conveniadas. Estas quatro universidades são parte da Educação da Bahia, são a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Portanto, a minha esperança é a de que nós vamos poder estabelecer linhas de trabalho e contar com todo esse acumulado histórico que as nossas universidades carregam e que vão poder trabalhar em conjunto. Minha esperança não é de convênio, mas de um trabalho irmanado com as nossas universidades”, acrescenta.

Na posse dos diretores, Pinheiro destacou a importância da Uneb para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia, principalmente, para os diferentes Territórios de Identidade onde alcança com suas atividades. Ele também falou sobre o papel dos novos gestores à frente dos Departamentos. “Tenho certeza que este grupo vai fazer um bom trabalho, um trabalho mais que vigoroso. Deixo uma mensagem de que nós vamos poder contar com estes diretores não só para a Uneb, mas principalmente para a Educação na Bahia como um todo”, acredita.

O Reitor da Uneb, professor José Bites de Carvalho, destacou este novo momento da universidade. “Temos que continuar trabalhando para levar o Ensino Superior para o interior, pensando na formação dos professores, e seguindo como princípio a inclusão, com o sistema de cotas. E os departamentos e os diretores são peças fundamentais para a efetivação, cada vez mais, desse processo”.

A nova diretora do Departamento de Educação do campus de Valença, Rosa Lorenzo, fala da expectativa do mandato para biênio o 2016-18. “A gente tem um grande desafio e o caminho que queremos traçar é dentro da realidade da região e a meta é consolidar novos cursos para a região”, declarou.

Foto: Cindi Rios

Cláudia Oliveira
Coordenadora de Jornalismo - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário