ANUNCIANTES

IBAMETRO FISCALIZA 115 BICOS DE BOMBAS DE COMBUSTÍVEIS NA REGIÃO DE GUANAMBI‏

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) divulga a sua participação na operação especial em postos de combustíveis na região de Guanambi, realizada em parceria com a ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e a Sefaz - Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. O Ibametro fiscalizou um total de 29 postos e 115 bicos de bombas de combustíveis, sendo que sete bicos foram interditados. A operação resultou em 10 autos de infração por irregularidades diversas.

A fiscalização aconteceu nos dias 14 e 16 de junho, incluindo ainda os municípios de Caetité e Riacho de Santana. O objetivo da operação foi identificar possíveis irregularidades na comercialização de combustíveis causando prejuízos ao consumidor.

Cada entidade envolvida na operação desempenha papel específico, conforme sua área de atuação. No caso do Ibametro, os técnicos examinam as bombas medidoras, principalmente para checar possíveis fraudes em relação à quantidade de litros despejada nos tanques dos veículos no ato do abastecimento. “Vamos continuar intensificando essas operações ao longo do ano. A fiscalização conjunta é importantíssima para coibir os abusos contra o consumidor, que não pode ser lesado, pagando por um produto que não está levando”, ressaltou o diretor-geral do Ibametro, Luiz Freire.

Outras irregularidades encontradas pelo Ibametro: o diretor de regulação de mercado interino do Ibametro e coordenador da área de fiscalização de instrumentos do órgão, Emanuel Portela, informa que foram constatados também problemas como vazamentos internos das bombas, comprometendo a segurança das pessoas e o estado de conservação das bombas, a exemplo de lacres violados.

Em relação ao Ibametro, de acordo com a irregularidade encontrada, o posto de combustível pode ser notificado, autuado e/ou interditado, de acordo com a portaria de verificação de bombas medidoras de combustíveis líquido INMETRO nº 23/85.

Penalidades: quando um estabelecimento é autuado pelo Ibametro, ele tem um prazo de dez dias para apresentar a defesa administrativa junto ao órgão. Caso esta não seja acolhida, pagará multas, que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, aplicadas levando em conta os critérios de reincidência, porte físico, grau de irregularidade e se houve tentativa de impedimento da fiscalização.

Orientação ao consumidor: o consumidor pode contribuir com a fiscalização metrológica observando os lacres e selos na bomba de combustível. Outro procedimento é solicitar ao gerente do posto a realização do teste de quantidade na sua presença. A cada 20 litros é admissível erro de 100 ml. Caso haja irregularidade, denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-0711888.

Sobre a operação conjunta: é rigorosa em virtude da abrangência de todos os aspectos observados por cada entidade envolvida na fiscalização. A ANP focaliza sua inspeção no quesito qualidade do combustível e a Sefaz - Secretaria da Fazenda do Estado atua principalmente no combate a sonegação fiscal.

Ascom – Ibametro

Nenhum comentário