ANUNCIANTES

Contagem regressiva para encerramento das inscrições para a Plataforma de Lançamentos da III Feira do Livro do Vale do São Francisco

Encerram nesta sexta (01) as inscrições para a Plataforma de Lançamentos da III Feira do Livro do Vale do São Francisco, que ocorre entre 04 e 07 de agosto, em Petrolina, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, sempre das 13 as 21h. O evento, que movimentará a região do Vale durante quatro dias, promete uma vasta programação para todos os públicos a exemplo das duas primeiras edições. Estão previstas mais de trinta atividades entre palestras, debates, mesas redondas, atividades voltadas para jovens e crianças como atividades de integração cultural e contação de histórias. Entre as novidades da programação deste ano teremos o poeta Miró da Muribeca, homenageado em 2015 na X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (evento realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda), que irá lançar seu novo livro “O Penúltimo Olhar Sobre as Coisas”, além dos escritores Luís Henrique Pellanda (finalista do Prêmio Jabuti 2012 com a obra “Nós passaremos em branco”) e Micheliny Verunschk (vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura com “Nossa Teresa - Vida e Morte de uma Santa Suicida”) que integram as mesas de debates sobre produção autoral, mercado e literatura.

Considerado um dos espaços de maior impacto na agenda da III Feira do Vale do São Francisco, a Plataforma de Lançamento é coordenada este ano pelo poeta de Juazeiro João Gilberto Guimarães Sobrinho, criador do caderno virtual “Poesia e desmantelo”. As inscrições para aqueles autores que desejam apresentar suas obras durante o evento, que já é um dos maiores projetos literários do Nordeste, vão até 30 de junho, e é gratuita. Os cadastros podem ser realizados no site (http://www.feiradolivropetrolina.com.br/), na qual os candidatos inscrevem seus projetos registrando seus dados, currículo artístico e inserir informações gerais sobre a obra e sua modalidade literária. Ao todo, deverão ser selecionados cerca de 15 trabalhos de autores de toda região. A seleção será conduzida pelo poeta e o resultado apresentado no dia 15 de julho.

A Feira do Livro do Vale do São Francisco, co-realizada pela Prefeitura de Petrolina, Cia de Eventos e a Ideação, tem reforçado a força do mercado literário brasileiro, regional e pernambucano há dois anos reunindo em um mesmo espaço expositores do mercado livreiro, escritores, artistas e produtores culturais que movimentam uma ampla programação voltada a disseminação da cultura e educação através da leitura. Para se ter uma ideia da importância deste projeto atualmente, somente na última edição realizada entre 06 a 08 de agosto de 2015, foram reunidos cerca de vinte expositores nacionais e locais que se aproximaram mais de 24 mil visitantes da região (entre os quais muitos provenientes de mais de 100 escolas), que adquiriram uma média de 280 mil publicações e gerou uma estimativa de mais de 600 mil em geração de negócios. Em sua primeira edição, em 2014, a iniciativa promoveu cerca de 50 atividades diferenciadas e contribuiu para a aquisição de 200 mil publicações pelo público com uma margem de R$ 500 mil em geração de negócios.

A programação da III Feira do Livro do Vale do São Francisco, que ainda está em fechamento e proporcionará várias novidades para a região, pode ser conferida nas mídias sociais do evento (https://www.facebook.com/FeiradolivrodoVale/?fref=ts) e no site da Feira: http://www.feiradovale.com.br/.

Ivelise Buarque – Jornalista / DRT-PE 2.467

Nenhum comentário