ANUNCIANTES

Passagem da Tocha Olímpica movimenta cidades na Bahia‏

Para criar o clima olímpico e, consequentemente, incentivar o esporte, um conjunto de atividades será promovido durante a passagem da Tocha Olímpica pela Bahia, entre os dias 19 e 27 de maio, começando pelo município de Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, e encerramento em Paulo Afonso, no Vale do São Francisco.

Com o intuito de alinhar as ações a serem realizadas nas ‘Cidades Celebração’ - aquelas que ficarão com a tocha por mais tempo - e aproveitar ao máximo a visibilidade proporcionada pela chama olímpica, foi realizada nesta quarta-feira (4) reunião na Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), no Centro Administrativo, em Salvador, com representantes do Governo do Estado e gestores municipais.

Segundo o titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), Álvaro Gomes, aliado ao fato de a Bahia ser o único estado do Nordeste que vai sediar dez partidas de futebol pelas Olimpíadas 2016, a passagem da tocha pelo estado será um dos principais momentos que antecedem os Jogos Olímpicos.

“Os eventos [que serão oferecidos pelo poder público] são de grande importância, onde observamos a valorização do esporte e cultura locais. Queremos que o esporte esteja, efetivamente, incorporado em cada baiano e baiana, e a sociedade entenda a necessidade do esporte para a saúde física e mental das pessoas, além de [ser] fator de inclusão social e desenvolvimento humano”.

De acordo com ele, a reunião foi produtiva. “Pudemos observar que teremos belos espetáculos em todas as cidades [onde a chama vai passar]. O governador Rui Costa tem dado prioridade a esta questão, e as Olimpíadas [representam] um momento privilegiado para que possamos estimular o esporte como um direito de cada cidadão e cidadã”.

Assessor da Secom e coordenador de Comunicação das Olímpiadas 2016 na Bahia, Ipojucã Cabral vê na passagem da Tocha Olímpica a possibilidade de divulgar o potencial turístico, cultural e esportivo do estado. “Nós, baianos, vamos mostrar para o Brasil e para o mundo, na passagem da Tocha Olímpica, toda a riqueza cultural que a Bahia tem, a alegria e a hospitalidade do povo baiano [e] de Salvador, a primeira capital do Brasil”.

Ipojucã disse também que “definimos as estratégias fundamentais de comunicação para que passemos, via imprensa nacional e internacional, o resultado desta estratégia que vamos adotar para dar esta visibilidade”.

'Cidades Celebração'

A programação para receber a chama olímpica começará por Teixeira de Freitas, maior cidade do extremo sul do estado, no dia 19 de maio. De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fernando Luca de Melo, “é uma honra, uma satisfação muito grande, ser a primeira cidade da Bahia e do Nordeste a receber a Tocha Olímpica”.

Melo informou ainda que as comemorações pela passagem do fogo olímpico pela cidade começa já no dia 7 de maio com a Olimpíada Municipal. “Teremos faculdades, academias e todas as entidades participando com a gente deste evento [passagem da Tocha Olímpica]”.

Das 27 cidades baianas, que estão no roteiro de revezamento do fogo olímpico, sete são ‘Cidades Celebração’. Uma delas é Porto Seguro, também no extremo sul, onde a prefeita Cláudia Oliveira garante que haverá uma grande festa. Ela afirmou que a tocha chegará pelo distrito de Arraial D’Ajuda, atravessará de balsa até o município de Santa Cruz Cabrália e retornará à cidade histórica para ser conduzida. “Estamos muito felizes [pelo município de] Porto Seguro ter sido agraciado por receber a Tocha Olímpica, [que vai] pernoitar na nossa cidade”.

Cláudia antecipou que o envolvimento de estudantes da rede municipal de ensino será um dos destaques. Conforme a prefeita, haverá plantio de árvores durante a passagem da chama olímpica pela cidade. “No palco do Descobrimento, teremos várias apresentações, dando oportunidade aos artistas da nossa cidade. Vai ser uma festa grandiosa que ficará marcado na nossa lembrança”, afirma.

No baixo sul, Valença é a cidade onde a tocha passará a noite. O secretário de Turismo, Júlio Oliveira, enfatizou que Valença está se preparando para contar a sua história. “Valença, querendo se posicionar no mercado turístico, vê na [passagem da] tocha uma grande oportunidade para mostrar cada vez mais o seu turismo, a atração necessária para investidores na área de pesca, agricultura, comércio”.

O secretário informou que “estamos nos preparando para deixar esta mensagem de que somos a ‘Terra do Camarão’, um destino histórico-cultural, e também de sol e praia, através da nossa Praia de Guaibim, que precisa ser divulgada e mais conhecida”.

O comandante de Segurança e Transporte da ‘Cidade Celebração’ Paulo Afonso, disse durante a reunião que, além da programação cultural, foi construído um monumento alusivo aos jogos olímpicos no Brasil. “Nos sentimos lisonjeados por receber a tocha. É um momento histórico. Não sabemos quando vai ter outro evento como este [no Brasil]. O evento começa em Paulo Afonso na sexta-feira [6], com a inauguração de uma réplica da tocha com cinco metros de altura, [que] vai estar na entrada principal da cidade”.

Secretário turismo e esporte de Ilhéus (na região sul), Josenaldo Cerqueira antecipou que uma Virada Esportiva promete agitar a cidade durante a madrugada em que a tocha passar pela cidade. “Vamos ter capoeira, taekwondo, muitas atividades culturais, e esperamos a presença de todos nesta celebração. Os grupos afro também já foram todos contatados”.

Foto: Camila Souza/GOVBA
Secom

Nenhum comentário