ANUNCIANTES

Passagem da Tocha Olímpica ficará na história de Jaguarari


Nesta quinta-feira (26/05) a tão esperada tocha Olímpica chegou à cidade de Jaguarari, o símbolo das olimpíadas do Rio 2016 ficou cerca de 40 minutos na cidade, mais foi o bastante para que o mundo ficasse de olho no município que através das câmeras de emissoras nacionais e da imprensa como um todo mostrasse um momento único, que pode não acontecer jamais.

Pontual a Tocha chegou a Jaguarari ás 7h40 sob forte esquema de segurança e foi aplaudida por centenas de pessoas que esperavam na entrada da cidade, O professor Ferreirinha foi o primeiro a carregar a tocha e caiu aos prantos quando segurou o símbolo, e assim foi iniciado oficialmente o evento com muita emoção, o revezamento percorreu algumas ruas de Jaguarari, passando pelas mãos de mais quatro condutores: Lucas Alves, Amanda Helena, Lucas de Jesus o “Chiquinho” e Edson Cunha.

Na Praça do Forró uma multidão aguardava o símbolo olímpico, onde puderam acompanhar o discurso do prefeito Antônio Nascimento, e de representantes do Comitê Olímpico que disseram muito felizes pela recepção e agradeceu aos condutores e ao público em geral pela participação.
Durante a passagem da Tocha apresentações culturais foram realizadas assim como samba de palma, capoeira e a dança junina da quadrilha Brilho do Sertão que surpreendeu mais a organização, pois a maioria reside no Rio de Janeiro. “Meu amigo parecia que estava dentro de um filme, parece que estou dentro de um cartão postal aqui e que festa bonita, muito obrigado ao povo de Jaguarari que compareceu em peso, valeu Jaguarari”, disse um dos organizadores.

Após muita festa e emoção em Jaguarari a Tocha Olímpica seguiu para o município de Juazeiro, depois Sobradinho e finalizando o percurso no estado da Bahia em Paulo Afonso.
Chiquinho e o Professor Ferreirinha 
Depois de muito choro e emoção o professor Ferreirinha concedeu entrevista à equipe do Portal Jaguarari e falou sobre este grande momento na vida dele e destacou o empenho do atleta Chiquinho.
“O que dizer de um momento como este pra Jaguarari, pra Flamengo, pra toda região a vinda do fogo olímpico que ele acende em nossos corações e reforça sentimentos que trabalhamos diariamente de respeito, de solidariedade de amor de fraternidade pelo próximo, a prova disso se nota quando a gente vê um condutor como o Lucas de Jesus o Chiquinho, que a história dele é espetacular e um garoto que teve todos os motivos pra entrar em uma vida errada, passou fome aqui na rua, como ele mesmo falou, mais, no entanto hoje ele é um atleta conhecido por todos”.

Já Chiquinho agradeceu a todos pelo apoio que lhes foi dado e conta como o esporte deu uma reviravolta em sua vida, que era de passar fome, para hoje ser um dos melhores do norte e nordeste.
“Hoje eu só tenho a agradecer ao professor Ferreirinha juntamente como à sociedade de Jaguarari o prefeito Seu Antônio e minha história, como todo mundo sabe passei fome aqui dentro de Jaguarari passei muita dificuldade, dormir na rua, cheguei até comer pão do lixo, mais hoje o esporte abriu muitas vagas para mim, abriu muitas oportunidades e hoje campeão baiano, terceiro no norte e nordeste e bicampeão da maratona de revezamento pão de açúcar de Fortaleza, e isso pra mim é uma conquista muito grande aqui dentro de Jaguarari”.

Significado da Tocha Olímpica

A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus porPrometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.

Atualmente, a Tocha Olímpica é acessa vários meses antes da Olimpíada no local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em Olímpia na Grécia. Onze mulheres, representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimônia na qual a Tocha Olímpica é acendida pela luz do sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico.

O revezamento da Tocha Olímpica termina um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo até o último momento e geralmente é uma celebridade esportiva do país anfitrião. Ela corre até a pira, geralmente colocada no topo de uma grande escadaria, e então a acende com o Fogo Olímpico. Depois disso, o Fogo Olímpico queima na pira até ser apagado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.(copacabanarunners)

Portal Jaguarari

CLICK AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS DA PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA POR JAGUARARI!

Nenhum comentário