ANUNCIANTES

JAGUARARIENSES VOLTAM A SORRIR SEM MEDO APÓS MUTIRÃO ODONTOLÓGICO.‏

Em cinco dias de atendimento em Jaguarari, o Odontomóvel realizou 5.455 procedimentos. Até o ultimo dia, 563 pessoas foram atendidas pelos sete especialistas que atuam na unidade móvel. A iniciativa é do programa Saúde Sem Fronteiras, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), em parceria com a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

No Odontomóvel, foram ofertados serviços gratuitos de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. Enquanto aguardavam, os pacientes eram orientados sobre os cuidados com a saúde bucal.

A ação itinerante do Odontomóvel tem como objetivo ampliar e qualificar o acesso à assistência odontológica em cidades baianas com carência em procedimentos de alta complexidade e também de vulnerabilidade social. A metade desses atendimentos (50%) foi destinada para os alunos da rede pública de educação.

De acordo com a Secretária de Saúde, Izabela Priscilla, o município de Jaguarari possui 10 unidades de saúde da família com equipe odontológica, atendendo todos os dias da semana e realizando os procedimentos básicos. “O atendimento de saúde bucal vem ocorrendo em diversas unidades de saúde do município, aumentando a cobertura, qualificando os postos e garantindo à população um atendimento dentro das unidades. Porém, essa parceria com o programa do Governo do Estado foi de extrema importância para a população de Jaguarari, pois a equipe do Odontomóvel consegue realizar procedimentos de maior complexidade, como canal e extração de 3º molar”, disse.

O prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, conferiu de perto os serviços oferecidos à população e conversou com os profissionais do Odontomóvel e moradores sobre a importância do Programa Saúde Sem Fronteira. “Os mutirões são essenciais para a população do interior do estado, pois conseguem levar serviços que as pessoas nem sempre tem acesso, como, por exemplo, os mutirões de mamografia, catarata e, agora, odontologia, que, além de fazer bem a saúde, melhora a autoestima das pessoas”, disse.

Em outra ação do Programa Saúde Sem Fronteiras – Odontologia, alunos da rede pública de educação participaram de palestras, onde receberam orientações de saúde bucal, com o objetivo reforçar o hábito da higiene que as pessoas devem adquirir desde cedo para manter a saúde bucal, evitando extrações desnecessárias e danos irreversíveis à arcada dentária.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”.

Nenhum comentário