ANUNCIANTES

Implantação de 150 mil cisternas na Bahia marca aniversário da CAR‏

A água, bem natural indispensável para a manutenção da vida, está chegando a milhares de lares baianos e transformando vidas como a do agricultor familiar, José Pereira Brito, da comunidade de São Miguel do Ouricuri, município de Barrocas, que recebeu em sua propriedade uma das 150 mil cisternas implantadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), nesses 33 anos de existência.

A ação do governo da Bahia está garantindo a melhoria na qualidade de vida da população rural, que antes sofria com a falta de água. “Antes da chegada da cisterna eu tinha um reservatório em casa, mas não era suficiente para o consumo da minha família, agora temos água para as nossas necessidades”, afirmou o agricultor.

A implantação das cisternas, residenciais e de consumo, são algumas das ações executadas pela CAR, por meio do Programa Água para Todos, que está universalizando o acesso à água na zona rural da Bahia e, desde 2007, está beneficiando mais de 183 mil famílias. Entre as ações estão ainda a implantação de aguadas (346), barreiros comunitários (80), barreiros de trincheira familiar (2.063), barragens (65), poços (11), e sistemas de abastecimento de água (148).

Outras ações da CAR


A CAR, que nesses 33 anos de existência executou projetos como o de Desenvolvimento Rural Integrado (PDRI), Pró-Gavião, Produzir, Gente de Valor e executa atualmente o Pró-Semiárido e Bahia Produtiva, executou, no período de 1996 a 2016, 14.054 convênios, com investimentos na ordem de R$ 1,3 bilhão, R$ 865 milhões, em aquisições e entregas, que beneficiaram 214 mil famílias.

O diretor presidente da CAR, destacou ainda algumas ações em infraestrutura, que atenderam mais de 93 mil famílias e de apoio à produção que beneficiaram 148.538 famílias, só nesse período de 1996 a 2016. “Esses são alguns dos projetos e ações que vem trazendo dignidade a milhares de famílias baianas e essa homenagem é para todos que construíram essa empresa e essa história”.

Entre as ações executadas pela CAR está a implantação do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia, localizado no município de Serrinha, Território de Identidade Sisal, que completou em 2016, três anos de implantação. O espaço, que é resultado de uma parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) é administrado pela Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia (Arco Sertão Central).

A unidade funciona conveniada a 45 cooperativas e beneficia ao todo 2.363 famílias distribuídas pelo território baiano. O número corresponde a quase dez mil produtores rurais, sendo 59% deles mulheres e 41% homens. Está prevista a implantação de mais cinco armazéns da agricultura familiar, um em Salvador e outros quatro distribuídos nos territórios de identidade da Bahia.

De acordo com a presidente da Arco Sertão, Eleneide Alves Cordeiro, a perspectiva é aumentar ainda mais a comercialização nos mercados institucionais. “Apesar dos desafios, esse é mais um ano de vitória, com o funcionamento do armazém, que vem possibilitando ao agricultor familiar continuar produzindo e comercializando a produção”.

A unidade, que possui espaço para exposição dos produtos, depósito, sala de reunião e centro de formação, cozinha, refeitório, lanchonete e escritório, viabiliza não só a comercialização, no varejo, desses produtos das cooperativas vinculadas à rede Arco Sertão, mas possibilita ainda a venda ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

O Armazém – A ação do Armazém vem possibilitando a elevação da renda das famílias de agricultores e agricultoras familiares e de empreendedores da economia solidária, que têm a possibilidade de estabelecer novas frentes comerciais para seus empreendimentos e divulgar a produção. Foi criado com o objetivo de viabilizar a comercialização dos produtos e é administrado pela Arco Sertão Central. O empreendimento é resultado da articulação de movimentos sociais que buscam um crescimento não só econômico, mas também cultural dos produtores, além de garantir a dignidade de vida das comunidades rurais, que enfrentavam como principal dificuldade a comercialização da produção.

Barracas possibilitam nova estruturação das feiras livres


A estruturação de feiras livres e outras estratégias de comercialização de produtos da agricultura familiar é também uma ação importante da CAR, para ampliar a inclusão produtiva e a renda de famílias de agricultores familiares que vendem seus produtos nas feiras livres dos municípios baianos. Esta ação tem entre seus objetivos incentivar à produção orgânica ou agroecológica.

A ação, que prevê a entrega de barracas de zinco galvanizado, visa dotar agricultores familiares, organizados ou não através de cooperativas, associações ou centrais de comercialização, de equipamentos básicos para apoiar a comercialização de produtos nas feiras livres municipais, além de melhorar a infraestrutura local.

A CAR – A Companhia tem como missão promover o desenvolvimento regional, por meio da inclusão socioprodutiva, contribuindo para o combate à pobreza em comunidades rurais, priorizando o fortalecimento da agricultura familiar, economia solidária, comercialização, territorialização, segurança hídrica, convivência com a seca e o gerenciamento sustentável do meio ambiente. A empresa tem investido recursos nas potencialidades regionais, incentivado associações e cooperativas para que elas sejam capazes de gerar efetivamente emprego e renda. A companhia apoia e fortalece as diversas cadeias produtivas, como a apicultura, mandiocultura, fruticultura, ovinocaprinocultura, a produção de chocolate de qualidade e o beneficiamento de leite de agricultores familiares baianos.

Para garantir o êxito de suas ações, a CAR firma contratos com organismos financeiros internacionais, realiza parcerias com o governo federal, através de contratos de repasse, celebra convênios e termos de cooperação técnica com secretarias estaduais, além de executar emendas parlamentares.

Ascom

Nenhum comentário