ANUNCIANTES

Programa de Atendimento Ambulatorial em Feridas do Planserv já realizou mais de 350 atendimentos

O Programa de Atendimento Ambulatorial em Feridas do Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais recebeu investimentos da ordem de R$ 560 mil no último ano na realização de mais de 350 atendimentos. A ampliação do acesso dos beneficiários a um acompanhamento ambulatorial regular nas áreas de cuidados com a pele, feridas e estomias - aberturas cirúrgicas que ligam um órgão interno ao meio exterior e incontinências - para melhoria da qualidade de vida e reabilitação precoce dos pacientes, indica que o objetivo do programa tem sido cumprido.

A redução do tempo de tratamento para beneficiários com diversos tipos de lesões cutâneas é apenas um dos benefícios do programa. O saldo positivo também inclui “a prevenção ao reaparecimento de feridas; a aceleração do tempo de cicatrização; a redução dos riscos de complicações; a melhoria do custo-benefício do tratamento, especialmente em clientelas mais suscetíveis como idosos e diabéticos e, claro, a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destacou a coordenadora de Prevenção do Planserv, Angela Nolasco.

Segundo a gestora, o programa conta com equipe especializada composta por, no mínimo, angiologista cirurgião vascular, cirurgião geral, cirurgião plástico, infectologista e enfermeiros especialistas em estomaterapia e/ou dermatologia. Para participar, os pacientes devem ser encaminhados a um dos ambulatórios credenciados através de formulário específico solicitado por um médico especialista cadastrado ao Programa. “Um dos critérios para inclusão dos beneficiários no programa é a perda (ou o risco da perda) da integridade cutânea. Além disso, o paciente deve ter condições mínimas de locomoção e não atender aos critérios de participação no programa de home care do Planserv”, resumiu.

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Prevenção do Planserv, Daniele Vieira, os pacientes acometidos por lesões cutâneas que não contam com um tratamento adequado correm o risco de desenvolvimento de infecções e uma piora significativa da ferida. “Em certos casos, a falta de cuidado do profissional específico a uma estomia, por exemplo, pode ocasionar uma série de complicações clínicas”, afirmou. Vale destacar que existem estomias para nutrição (gastrostomia e jejunostomia), drenagem (traqueostomia) e eliminação (colonoscopia, ileostomia e ureterostomia).

Daniele disse, ainda, que o programa obedece à proposta de territorialização da rede de prestadores do Planserv, já que as clínicas credenciadas localizam-se em bairros diferentes. O cinegrafista Cosme Lázaro Bomfim, 57 anos, por exemplo, relata que não precisa se deslocar muito para receber atendimento. Ele mora no bairro da Federação, em Salvador, e é atendido pelo programa na Clínica Vasculab, que fica relativamente próxima, no Vale do Canela.

Para este servidor, o Programa Ambulatorial em Feridas do Planserv é um sucesso. Após passar por uma cirurgia para tratamento de uma úlcera no pé, Cosme foi inserido no programa. “Fiquei surpreso com o atendimento que recebi. Passei por consultas com angiologista e infectologista. Fiz todas as sessões de oxigenoterapia hiperbárica prescritas pela médica. Três vezes por semana, as enfermeiras refazem meus curativos com todo o cuidado. Agora, na fase final do tratamento, passarei por um dermatologista, tudo coberto pelo Planserv, através do programa. Não poderia ser melhor”, relatou.

A beneficiária Margarida Menezes, 62, também está satisfeita. Com quatro meses sendo acompanhada pelo programa na Clínica Sim, localizada no bairro da Liberdade, onde mora, ela ficou curada de uma grande ferida venosa na perna. Há um ano, ela recebe tratamento das feridas decorrentes de uma celulite em seu pé. “Em comparação com o que era, está uma maravilha. Não sei o que seria de mim se não fosse o programa. Minha qualidade de vida melhorou muito”, contou. Além das clínicas mencionadas, a Angiomed, localizada no Centro Médico do Hospital da Bahia, também está habilitada a atender pelo Programa de Atendimento Ambulatorial em Feridas do Planserv.

Prioridade - A coordenadora Geral do Planserv, Cristina Cardoso, afirma que a gestão da assistência está priorizando os programas de saúde do Planserv, devido a seus objetivos de prevenção e de melhoria da qualidade de vida do beneficiário. “Paralelamente às ações de ampliação e de qualificação da rede de prestadores, uma meta prioritária é investir cada vez mais na ampliação não apenas do Programa Ambulatorial de Feridas, inclusive para o interior do Estado, mas também de outros programas desenvolvidos pela Assistência, porque acreditamos que prevenir é, sempre, a melhor opção”, resumiu.

Os beneficiários podem saber mais através do telefone 0800 56 60 66 (para chamadas de telefone fixo) ou (71) 3402-3700 (para chamadas de celular).

Ascom | Planserv

Nenhum comentário