ANUNCIANTES

Estudantes das escolas estaduais participam das eleições para líderes de classe e promovem o protagonismo juvenil‏


Os estudantes da rede estadual de ensino estão cada vez mais engajados na promoção de uma gestão democrática e participativa nas escolas. Para isso, eles escolhem de hoje (18), até a próxima quarta-feira (20), os líderes de classe que os representarão frente a gestão escolar, sendo porta-vozes de suas sugestões e ideias que contribuam para a melhoria da escola. A iniciativa, que deverá eleger aproximadamente 35 mil líderes e vice-líderes de classe, é mais uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do programa Educar para Transformar, para promover o protagonismo juvenil no ambiente escolar.

Cada líder e vice-líder eleito representarão sua turma identificando as necessidades e interesses abordados pelos colegas. Além disso, irão promover uma boa convivência através do diálogo aberto com estudantes e elaborar um plano de trabalho que contribua no processo de ensino de aprendizado.

No Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no bairro do Cabula, em Salvador, vários líderes já foram eleitos. Este é o caso do estudante do 3° ano Emerson Cunha, 17 anos. “Estou muito feliz porque fui eleito líder de classe e também sou representante do Colegiado Escolar. Um dos projetos que vou colocar em prática é a implantação de uma horta em que os alimentos serão utilizados na nossa alimentação escolar”, conta empolgado.

Para Lorrane Gomes, 16 anos, que foi eleita vice-líder na sua turma do 3° ano, esta vai ser uma grande experiência. “Vai ser um prazer ajudar os meus colegas dando suporte no que for preciso. Estou muito contente com o resultado porque eles depositaram confiança em mim”, destaca. Sua colega Bianca Vitória, 17 anos, comemora a vitória. “Votei nela porque a acho responsável e determinada. Foi muito bom poder contribuir com meu voto”, diz.

Já no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, localizado no bairro do Imbuí, em Salvador, o processo de eleição ainda está acontecendo e também está mobilizando toda a unidade escolar. O candidato a líder de classe Alex dos Santos Reis, 18 anos, do 2º ano, conta que foi seu espírito de liderança que o motivou a se candidatar. “Sempre gostei de ficar a frente das situações e poder ajudar as pessoas, por isso, quero ser líder e ter autonomia para buscar o melhor para a minha turma”, afirma.

Planos - Maria Clara Barreto, 17 anos, que curso o 2º ano, conta que é a primeira vez que se candidata a líder. “Desejo ser líder porque sei que tenho potencial para administrar minha sala, para que a gente tenha uma relação ainda melhor com toda a gestão do colégio. Estou confiante e pronta para pensar em novos projetos junto com meus colegas”, explica. Seu vice, Felipe da Silva destaca: “esse processo democrático é muito importante e eu não poderia ficar de fora”, comenta.

Sua colega de turma, Thaiene Cristina Souza, 17 anos, também está concorrendo a líder de classe e faz planos. “Me sinto preparada para exercer esse papel de líder para tomar decisões, reunir a turma para dialogar e fazer uma escolar cada vez melhor”.

Já Bianca Sacramento, 16 anos, que cursa o 3º ano, revela que já foi líder em 2015 e que a experiência adquirida vai lhe dar mais condições para colocar em práticas novas idéias. “Acho essencial essa eleição porque nos permite ser o elo de aproximação dos estudantes com a gestão, onde podemos opinar, questionar e fiscalizar tudo o que ocorre dentro do espaço escolar. Sobre seu papel de líder, ela ressalta: “pretendo buscar soluções para questões do nosso cotidiano, estimular os colegas a participar mais dos projetos promovidos na escola e a formar grupos de estudos para nos prepararmos mais para o Enem e vestibulares”, conclui a candidata.

Foto: Claudionor Jr

Asessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário