ANUNCIANTES

Estado forma novos técnicos em Jaguarari e amplia chances de inserção dos jovens no mundo do trabalho‏

O estudante Frank Eric, 23 anos, está entre os 103 técnicos de nível médio que estão sendo formados pelo Governo do Estado, pelo Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Piemonte Norte do Itapicuru, no município de Jaguarari (409 km de Salvador). O novo técnico em Administração, que participará da diplomação, no sábado (16/4), às 19h, no Ginásio de Esporte Municipal, tem uma dupla comemoração a fazer: a formatura e a oportunidade de ampliar um negócio próprio, consolidando o sonho do empreendedorismo na cidade onde vive.

"Fiquei super encantado com o curso, me identifiquei de primeira, e concluí-lo é algo muito importante para a minha trajetória. Estou muito feliz. Hoje, posso dizer que estou preparado para o mercado e todo o aprendizado desses anos trago para a minha vida pessoal e profissional", afirma Frank, que tem uma pequena gráfica e, agora, se sente com mais experiência para tocar a sua microempresa.

Além dos técnicos em Administração, também serão formados téc­nicos em Agropecuária, Enfermagem, Mineração e Logística. A formatura dos estudantes, segundo a diretora do Cetep Piemente Norte do Itapicuru, Creuza Alcaraz Silva, representa um benefício para toda a sociedade do território. “Com a implantação da Educação Profissional, os nossos estudantes que se formam são absorvidos no mercado local, que era carente de profissionais. Essa inserção no mundo do trabalho nos seus próprios territórios os deixam muito realizados porque não precisam sair de suas regiões em busca de emprego”, avalia.

A técnica em Comércio, Luciana Barros, 31 anos, formada pelo Cetep Piemente Norte do Itapicuru, é uma das que conquistaram emprego na área com a diplomação. “Sinto-me uma vitoriosa. Fiz o estágio em uma loja de construção da cidade e, quando me formei, no ano passado, o estabelecimento absorveu de imediato a minha mão de obra, que é qualificada graças ao curso do Cetep. Hoje, além de trabalhar, faço faculdade em Ciências Contáveis”, conta.

Educação Profissional – A oferta e a interiorização da Educação Profissional – que deverá beneficiar, este ano, mais de 85 mil jovens e trabalhadores nos 27 Territórios de Identidade, atendendo a 121 municípios baianos – vêm sendo ampliadas por meio do Programa Educar para Transformar, do Governo do Estado. Para tanto, o Estado criou 38 Centros Estaduais e 33 Territoriais de Educação Profissional, além de ofertar os cursos em unidades escolares compartilhadas. Já são 44 mil estudantes (2010-2014) formados em cursos técnicos e de qualificação profissional, alinhados às demandas socioeconômicas e ambientais dos Territórios de Identidade.

Fotos: Arquivo pessoal

Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário